58% dos brasileiros são contra doação privada a políticos

Segundo pesquisa, 87% dos brasileiros acreditam que doações empresariais em campanhas políticas leva à corrupção

São Paulo – A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em barrar as doações empresariais em campanhas políticas, a princípio, deve agradar  a maior parte dos brasileiros. 

A expectativa é que a nova norma passe a funcionar já nas eleições municipais de 2016. Caso isso aconteça, mais da metade da população pode ficar satisfeita. É o que diz um novo levantamento feito pela agência especializada em pesquisa de mercado, Hello Research, obtido por EXAME.com. 

De acordo com a pesquisa, que ouviu 1.193 pessoas em 70 cidades de todas as regiões do Brasil, 87% dos entrevistados acreditam que o financiamento privado para os candidatos pode levar à corrupção. 

Somente 4% afirmam que esse tipo de doação não gera atos corruptos. 

O Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (IDEA) mapeou a existência de 39, entre 180 países, que proíbem esse recurso. Em nota, o Instituto internacional afirma que o processo de doação política pode abrir espaço para corrupção. 

O estudo também mapeou àqueles que apoiam, ou não, a votação do STF – 58% dos brasileiros são favoráveis ao parecer do Supremo, contra 29% que se mostram contrários. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s