Cobertura de Lula; veto de Trump…

O novo veto de Trump

Após enfrentar uma dúzia de processos e ser suspenso pela Justiça, o veto do presidente americano Donald Trump à entrada de imigrantes islâmicos vai retornar em uma nova versão nos Estados Unidos. O presidente desistiu de levar o caso à Suprema Corte e preferiu começar a semana apresentando uma segunda versão do texto, invalidando o anterior. O texto é basicamente o mesmo daquele promulgado em janeiro, e assim, imigrantes ou refugiados de seis países (Irã, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Iêmen) estão proibidos de entrar nos Estados Unidos a partir do dia 16 de março. A diferença é que, dessa vez, o Iraque está fora da lista. A exclusão foi resultado de uma pressão do Pentágono e do Departamento de Estado, que enxerga nos iraquianos um possível parceiro na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico no Oriente Médio.

Partido apoia Fillon

O candidato conservador à presidência francesa, François Fillon, recebeu o apoio de seu partido nesta segunda-feira. Seu opositor na legenda, Alain Juppe, havia se apresentado como possível candidato, mas desistiu da disputa. Na sexta-feira, uma pesquisa mostrou que Juppe teria mais votos que Fillon, caso concorresse. Os dois são do partido Les Républicains, que já teve como membro o ex-presidente Nicolás Sarkozy. A legenda divulgou comunicado dizendo que “está unida em torno de Fillon”. Fillon está envolvido num escândalo que o acusa de ter pago salários à esposa por serviços que ela não prestou. A pesquisa mais recente, da Ifop-Fiducial, mostra que ele tem 19% das intenções de voto no primeiro turno, ante 25,5% do centrista Emmanuel Macron e 26,5% da ultradireitista Marine Le Pen — mas os dois venceriam Le Pen no segundo turno.

PSA compra Opel

A montadora francesa PSA, dona da marca Peugeot, fechou a compra da Opel, braço europeu da rival General Motors. Pela venda, a GM vai receber 1,32 bilhão de euros — parte em dinheiro, parte em garantias de ações. Com a fusão, a empresa passou a valer 2,2 bilhões de euros. As ações da PSA chegaram a subir mais de 5% após o anúncio. O objetivo é criar “uma campeã europeia automotiva”, nas palavras do presidente da PSA, Carlos Barra, e desafiar a alemã Volkswagen, líder do mercado europeu. Uma das principais polêmicas é a possibilidade de a PSA fechar postos de trabalho da Opel na Alemanha e no Reino Unido, o que preocupa os governos locais.

Justiça sequestra cobertura

A pedido do juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, a Justiça Federal sequestrou no início de fevereiro a cobertura número 121 do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP), avaliada em 1,5 milhão de reais e ocupada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O apartamento, que tem 188,9 metros quadrados de área privativa e é vizinho ao de Lula, não pertence ao petista, mas a Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai. A compra do imóvel, feita com dinheiro de propina da empreiteira Odebrecht, segundo o Ministério Público Federal, e contratos supostamente fictícios de locação levaram o ex-presidente ao banco dos réus em uma ação penal da Operação Lava-Jato.

Palocci “Italiano”

Testemunha de defesa de Marcelo Odebrecht, o executivo da empreiteira Fernando Sampaio Barbosa afirmou em depoimento que membros da empresa sabiam que Antonio Palocci era o “Italiano” presente em planilhas e e-mails relacionados ao pagamento de vantagens indevidas por parte da empresa. “A gente sabia que o ‘Italiano’ era o Palocci. Eu sabia, eu tinha sido informado pelo Márcio Faria”, disse Barbosa em audiência ao juiz federal Sergio Moro. Na ação, são investigados os repasses de 128 milhões de reais pagos pela empresa ao PT e aliados em que Palocci seria intermediário. No depoimento, Barbosa negou que 10 milhões de dólares tenham sido pagos a João Santana e Mônica Moura em troca de contratos de sondas com a Petrobras. A defesa de Antonio Palocci voltou a negar que o ex-ministro seja o “Italiano”.

Alckmin candidato

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta segunda-feira que pretende se candidatar à Presidência da República em 2018. Ou algo próximo disso. “Se disser que não pretendo ser [candidato], não é verdadeiro.” O tucano reforçou, porém, que ser postulante ao cargo depende mais da vontade coletiva do que pessoal. “Tudo tem seu tempo”, disse. O prefeito João Doria, de São Paulo, que passou a ser especulado como possível candidato nos bastidores do PSDB, segundo o jornal Folha de S. Paulo, negou que pretenda disputar o Planalto. Doria se disse grato ao “amigo” Alckmin, que é seu favorito para 2018. “No futuro vindouro, não que essa seja a hora e o momento, quero dizer que a posição do João Doria cidadão e eleitor é Geraldo Alckmin candidato à Presidência do Brasil.”

O fenômeno do frango

As exportações nacionais de carne de frango subiram 3,2% em fevereiro e tiveram um aumento de 24% na receita, em relação aos preços mais altos no mercado global em decorrência do aumento da gripe aviária em várias partes do mundo. A doença tornou a oferta de frango mais escassa, o que elevou o preço. Foram 330.200 toneladas de frango em fevereiro deste ano, ante 319.900 toneladas no mesmo mês de 2016. Em receita, as exportações atingiram 566,2 milhões de dólares no mês, ante 456,5 milhões no ano anterior.

Telefonia dos Correios

Os Correios lançaram nesta segunda-feira um serviço de telefonia móvel com a comercialização de chips e recargas de celular pré-pago. A operação do serviço é feita em parceria com a empresa EUTV, que oferecerá a infraestrutura de telecomunicações. Ao custo de 30 reais, o plano dá direito a 100 minutos de ligações de voz para celular e fixo, ou 100 SMS por mês. A expectativa é conquistar clientes que ainda estejam fora do mercado móvel e também consumidores interessados em mudar de operadora. A projeção é chegar a 8 milhões de usuários em cinco anos. Segundo projeções dos Correios, o faturamento deverá chegar a 14 milhões de reais neste ano e a 60 milhões em 2018.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s