Acordo traz mudanças a texto da lei das estatais

Acordo de partidos, que inclui base e oposição, levou a novas mudanças no texto do projeto de Lei de Responsabilidade das Estatais

Um acordo de partidos, que inclui base e oposição, levou a novas mudanças no texto do projeto de Lei de Responsabilidade das Estatais. O texto será votado ainda hoje no plenário da Câmara e, caso aprovado, retornará para análise do Senado.

Como havia adiantado o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), do texto que veio do Senado, foi excluída a quarentena de 3 anos para que dirigentes partidários e sindicais possam assumir cargos de gestão nas estatais. Agora, bastará que ele se licencie do posto partidário ou sindical para que assuma imediatamente o novo cargo na empresa pública.

Outro ponto diz respeito à disponibilização de ações ao mercado. Antes, o texto previa que as companhias com ações em bolsa de valores teriam o prazo de dez anos para colocar pelo menos 25% de suas ações em circulação no mercado. Esse prazo agora foi expandido para 20 anos. A regra engloba as sociedades anônimas, o que exclui a Caixa, por exemplo. Empresas estaduais e municipais não terão essa exigência.

Conselho

O texto do Senado impunha a obrigatoriedade de que 25% dos membros dos conselhos de administração fossem independentes. O porcentual agora foi para 20% e, neste grupo, ficam incluídos os representantes dos acionistas minoritários e representantes dos empregados.

Além disso, foram incluídos os profissionais liberais como possibilidade para indicação aos cargos de dirigentes das estatais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s