ONU oferece tecnologia para diagnóstico antecipado de Zika

Agência anunciou que entregará tecnologia nuclear avançada para detecção de Zika a países da América Latina e Caribe

Viena – A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta quinta-feira que entregará a países da América Latina e do Caribe tecnologia nuclear especializada para a detecção antecipada de contágios do Zika vírus.

“A AIEA tenta responder de forma rápida às crises desta natureza”, afirmou em comunicado o diretor-geral da agência nuclear da ONU, Yukiya Amano.

“Ajudar os países com tecnologia nuclear para reforçar suas capacidades de atendimento sanitário é parte fundamental de nosso trabalho de desenvolvimento no mundo todo. Estamos bem preparados para oferecer esta assistência”, acrescentou o diplomata japonês.

“Neste caso, ajudaremos os países da América Latina e do Caribe a estabelecer ou fortalecer seus sistemas de alarme antecipado para o Zika vírus”, declarou.

A AIEA ressaltou que esta assistência acontece em resposta aos pedidos de vários países durante uma recente visita à América Central.

A ajuda consistirá na entrega de equipamentos especializados e os conhecimentos técnicos para empregá-los, e terá um custo total de 400 mil euros.

A técnica empregada para a detecção é conhecida como RT-PCR dentro do campo do diagnóstico molecular e, segundo a AIEA, já foi usada com sucesso no surto de ebola na África Ocidental em 2014.

A assistência inclui equipamentos de RT-PCR, bens de consumo e assessoria técnica, assim como a formação sobre como utilizar esta tecnologia para detectar o vírus e diferenciá-lo de outros, como dengue e chicungunha.

A AIEA destacou que a partir de março oferecerá cursos em seu laboratório de Seibersdorf, nos arredores de Viena, a especialistas dos 28 países da América Latina e do Caribe que desejem formar-se no uso do RT-PCR. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s