Alckmin suspende fechamento de escolas

Plano do governo previa o fechamento de mais de 90 escolas da rede estadual

São Paulo — O governador Geraldo Alckmin suspendeu nesta sexta-feira a reorganização escolar da rede estadual. De acordo com Alckmin,  o plano será adiado para 2017 e discutido no próximo ano em cada escola. 

“Entendemos que devemos aprofundar o diálogo, acreditamos nos benefícios da reorganização”, disse Alckmin. “Vamos dialogar escola por escola. Os alunos continuarão na escola em que estudam e nós começaremos a aprofundar o diálogo com os estudantes e pais de alunos”, 

O Ministério Público entrou ontem com uma ação na Justiça pedindo a suspensão do plano. Na manhã de hoje, um juíz de Guarulhos deu uma liminar proibindo o fechamento de seis escolas na cidade

Popularidade

Alckmin atingiu seu menor nível de popularidade hoje. De acordo com pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha, apenas 28% da população avalia a gestão do tucano como ótima ou boa — a pior marca em seus quatros mandatos.

Boa parte dessa impopularidade se dá, segundo a pesquisa, pela gestão da crise hídrica e pelo plano de reorganização das escolas. 

Protestos

Durante mais de 20 dias, estudantes ocuparam cerca de 200 escolas em ato contra a decisão do governador. Nesta semana, os alunos saíram às ruas da capital paulista em protesto. Em algumas das manifestações, a Tropa de Choque da Polícia Militar reprimiu os jovens com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio

O plano

Cerca de 300 mil alunos seriam afetados pela medida. O plano, de acordo com a Secretaria de Educação, é que as escolas da rede estadual ofereçam turmas de somente um dos três ciclos de ensino (1° ao 5° ano, 6° ao 9° ano ou Ensino Médio). Com isso, 93 unidades seriam “disponibilizadas”, ou seja, fechadas e utilizadas para outros fins. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s