Alunos e professores protestam em SP contra mudanças

A Secretaria da Educação pretende implantar, no início de 2016, escolas com um dos três ciclos do ensino básico, do ensino fundamental e médio

Um grupo de alunos e professores iniciou, por volta das 10h, uma caminhada no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste da capital, em protesto contra a reforma estrutural no ensino estadual.

A Secretaria da Educação pretende implantar, no início de 2016, escolas com um dos três ciclos do ensino básico (anos iniciais – do 1º ao 5º e finais – do 6º ao 9º), do ensino fundamental e médio.

Hoje, muitas escolas têm os três ciclos juntos. Com essa medida, unidades com baixa demanda devem ser fechadas.

Os manifestantes seguem agora em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no Morumbi. A marcha, de cerca de 5 quilômetros, segue ao som de baterias improvisadas em latas de óleo, de tamborins e outros instrumentos musicais.

O vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Tiago Cesar dos Santos, 18 anos, justificou o ato como uma forma de protestar contra a reorganização do ensino e a política de corte de professores.

“A realidade que temos é uma escola sucateada, superlotada, que parece um cárcere, com falta de professores. Com essa política, está previsto o fechamento de mais de mil escolas”.

Além disso, ele lembrou que mais de 20 mil professores estão correndo o risco de ser demitidos, entre outros funcionários.

O professor afastado Caio Desorce disse que “o governador declarou guerra à educação pública. Mas o que a gente precisa é de mais verba, mas escolas, de menos alunos por sala de aula”.

O grupo espera ser recebido por um porta-voz do Palácio dos Bandeirantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s