Antecipar parecer fere direitos de Cunha, diz advogado

Em nota assinada pelo advogado Marcelo Nobre, a defesa avalia que a "antecipação injustificada" representa "cerceamento do direito de defesa"

Brasília – A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avaliou nesta segunda-feira, 16, que a apresentação antecipada do parecer preliminar pelo relator do processo contra o peemedebista no Conselho de Ética da Casa, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), “fere” o direito de defesa do parlamentar.

Em nota assinada pelo advogado Marcelo Nobre, a defesa avalia que a “antecipação injustificada” representa “cerceamento do direito de defesa” e afirma que, mesmo com o procedimento “precipitado”, apresentará nesta terça-feira, 17, a defesa preliminar de Cunha.

“A apresentação antecipada do parecer do relator Fausto Pinato (PRB-SP), referente à representação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, no Conselho de Ética da Casa, fere o direito de defesa do parlamentar.

Lamento essa antecipação injustificada, que representa o cerceamento do direito de defesa, imprescindível para o esclarecimento de dúvidas do relator e dos integrantes do Conselho”, afirma na nota Nobre, um dos advogados contratados pelo peemedebista para elaborar sua defesa.

Como mostrou mais cedo o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Fausto Pinato resolveu antecipar para esta segunda-feira a apresentação do parecer preliminar em razão das manobras que aliados do peemedebista prometem fazer no colegiado para atrasar a análise do processo.

Segundo apurou a reportagem, a antecipação foi combinada pelo relator com o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), para dar “celeridade” ao processo por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista.

No início da semana passada, Pinato afirmou que poderia antecipar a entrega do parecer para esta segunda.

Na quinta-feira, contudo, mudou de ideia e disse que só iria apresentar o documento após o presidente da Câmara fazer sua defesa prévia.

Após concluir o parecer no fim de semana, Pinato voltou atrás e convocou no início da manhã coletiva de imprensa para anunciar admissibilidade do processo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s