As cartadas finais de Cunha

Embora todos os prognósticos indiquem que Eduardo Cunha não será mais deputado na manhã de terça-feira, as articulações de última hora não param. Cunha entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão da sessão, e perdeu. Aliados também tentam articular para o deputado uma saída parecida com a de Dilma Rousseff, que perdeu o mandato, mas manteve a elegibilidade.

Apesar de ser réu no STF por corrupção e lavagem de dinheiro, o processo contra Eduardo Cunha é por quebra de decoro parlamentar, pelo fato de ele ter mentido na CPI da Petrobras ao dizer que não tinha contas no exterior. Aliados de Cunha devem tentar recorrer à Comissão de Constituição e Justiça, na tentativa de paralisar a sessão, marcada para as 19h.

A sessão começa com 25 minutos de fala para o relator do processo no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério, explicar o pedido de cassação. Depois, tanto o advogado de defesa de Cunha como o próprio deputado terão 25 minutos para se defender. Por último, são abertas inscrições para deputados se manifestarem. A votação vem a seguir e é aberta e nominal, aparecendo no painel eletrônico da Câmara.

O presidente Rodrigo Maia havia declarado que só começaria a votação com a presença de 420 deputados, mas agora já se fala que isso poderia acontecer até com 400 presentes, tamanha a confiança na cassação do deputado.

Sabendo de seu destino praticamente selado, Cunha já sondou o Ministério Público Federal para uma possível delação premiada. Seria um rebuliço: na Câmara, circula a informação que Cunha ajudou mais de cem deputados a se elegerem. O acordo pode ajudar Cunha a abrandar possíveis penas de sua mulher, Claudia Cruz, e filha, Danielle. Ambas são investigadas pela Lava-Jato em Curitiba. O mandato de Cunha deve terminar hoje à noite. Seus tentáculos ainda vão longe.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s