Barbosa se reúne com aliados para desarmar pautas-bomba

Segundo participantes do encontro, Barbosa fez um apelo para que a base tente derrubar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC)

Brasília – O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, está reunido na manhã desta terça-feira, 1, com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e líderes da base aliada na Câmara.

Segundo participantes do encontro, Barbosa fez um apelo para que a base tente derrubar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) que susta parte do decreto da União que alterou o cálculo do indexador que corrige os contratos de renegociação da dívida de Estados e municípios.

O ministro explicou aos parlamentares que o texto traz um risco fiscal “muito grande”. Alguns líderes sugeriram que o governo tente prorrogar a votação, pois os governadores deverão se encontrar com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, dia 4.

Na pauta da reunião desta manhã, os ministros discutem com os líderes ainda a votação da Proposta de Emenda à Constituição 1/2015, a chamada PEC da Saúde, que aumenta de 15% para 19,4% da Receita Corrente Líquida (RCL) o porcentual mínimo que a União é obrigada a investir em saúde.

O governo é contra a matéria, pois argumenta que a “pauta-bomba” traz impacto de R$ 15 bilhões no próximo ano e R$ 207,1 bilhões até 2022 – quando o porcentual máximo é atingido.

Também estão na pauta do encontro duas Medidas Provisórias (MPs) enviadas pelo Planalto no ano passado, a 693/15, que concede benefícios fiscais envolvendo os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016; e a MP 694/15, que muda alíquotas de vários impostos.

O projeto que trata do teto da remuneração dos servidores públicos também está na pauta da reunião. O texto que seria apreciado semana passada ficou para essa semana e várias categorias aumentaram a pressão sobre parlamentares.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s