Caixa dois para Alckmin; Safra boa…

Caixa dois para Alckmin

No acordo de delação ainda não homologado pelo Supremo, a Odebrecht disse ter pago caixa dois em dinheiro para as campanhas de 2010 e 2014 do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo a Odebrecht, Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama Lu Alckmin, recebeu 2 milhões de reais em 2010. O repasse de 2014 não teve valor confirmado. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Mais um pedido

O PT e o PCdoB protocolaram nesta quinta-feira mais um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O documento tem 37 páginas e é assinado por 20 pessoas, entre elas quatro juristas. A base do pedido é a atuação de Temer no caso denunciado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. Para o PT e o PCdoB, a conduta do presidente caracteriza crime de responsabilidade. É o segundo pedido feito com base na mesma denúncia — o primeiro, feito pelo PSOL, ainda não foi analisado pela presidência da Câmara.

“É para cumprir”

Um dia depois de vencer o embate judicial no Supremo, o senador Renan Calheiros afirmou que a “decisão judicial do Supremo Tribunal Federal é para se cumprir”, ainda que ele próprio não o tenha feito. Dois dias depois de se recusar a assinar a notificação da liminar do ministro Marco Aurélio Mello, Renan voltou a se sentar na cadeira de presidente do Senado e a conduzir a sessão como se nada tivesse acontecido. O ministro pediu à Procuradoria-Geral da República que investigue a possibilidade de crime de desrespeito à ordem jurídica protocolada na última segunda-feira que o afastaria do posto.

_

Novos nomes na Caixa

Depois de ter sancionado a lei das estatais em junho — para impedir nomeações políticas nas estatais —, o presidente Michel Temer nomeou seis novos vice-presidentes atendendo a pedidos de PMDB, PSDB, DEM, PR, PRB, PP e PSB. Além das nomeações, conforme decretos publicados no Diário Oficial da União, deixaram o cargo os vice-presidentes Joaquim Lima de Oliveira (Tecnologia da Informação) e Paulo José Galli (Governo). Foram nomeados Arno Meyer (Finanças e Controladoria), José Antonio Eirado Neto (Tecnologia da Informação), Marcelo Campos Prata (Operações Corporativas), Paulo Henrique Angelo Souza (Riscos), Roberto Derziê de Sant’anna (Governo) e Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias).

_

Clemente deixa Bradesco

Sergio Clemente, vice-presidente do banco Bradesco e responsável pelo comando do banco de investimentos Bradesco BBI, deixou o banco nesta quinta-feira. Segundo a agência de notícias Reuters, a saída do executivo teria sido motivada por questões relacionadas à empresa de sondas Sete Brasil. O Bradesco era um dos sócios do investimento e perdeu quase 2 bilhões de reais com a companhia, atualmente em recuperação judicial. Clemente estava no banco desde 2000.

_

Safra boa

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2017 deve ser de 210,1 milhões de toneladas, 14,2% mais do que o total obtido em 2016. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE e mostram que todas as regiões devem ter aumento na produção. Se confirmada a estimativa para a safra de soja, o grão chegará a nova produção recorde no ano que vem, com um total de 103,5 milhões de toneladas. A safra agrícola de 2016 deve totalizar 183,9 milhões de toneladas, uma queda de 12,3% em relação a 2015, quando alcançou 209,7 milhões de toneladas.

Outro empresário de Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deve nomear o empresário Andy Puzder para o Departamento de Trabalho, segundo fontes próximas ao republicano. Assim como o futuro chefe, Puzder nunca teve um cargo público e é conhecido por ser presidente da rede de restaurantes CKE, que opera lanchonetes de fast-food. Em entrevistas anteriores, Puzder já afirmou que é contra o aumento do salário mínimo, e sua indicação irritou organizações trabalhistas no país.

Itália: eleições ou governo interino?

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reuniu-se com líderes políticos para discutir como se dará a substituição do ex-premiê Matteo Renzi — que renunciou ao cargo após uma reforma constitucional proposta por ele ser derrotada em um referendo popular no domingo 4. As conversas devem continuar até sábado 11. Mattarela precisa decidir se vai convocar eleições diretas, como reivindica a oposição, ou se formará um novo governo para liderar o país até a data oficial das eleições, em 2018.

McDonald’s: adeus, UE

A rede de fast-food McDonald’s anunciou que vai mudar sua sede europeia de Luxemburgo para o Reino Unido devido às altas exigências tributárias da União Europeia. A empresa vai criar uma holding em território britânico que receberá a maioria dos lucros de transações feitas fora dos Estados Unidos. A União Europeia vem investigando duramente incentivos fiscais concedidos a empresas estrangeiras — em agosto, a UE ordenou que a Apple pagasse 13 bilhões em multas à Irlanda por um acordo tributário considerado ilegal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s