Cassação de Cunha deve ser julgada neste ano, diz Araújo

O presidente do Conselho de Ética da Câmara previu que o processo de cassação do mandato do presidente da Casa deve ser julgado até o fim do ano

Brasília – O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSB-BA), previu nesta quarta-feira, 14, que o processo de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve ser julgado pelo colegiado até o fim deste ano. 

O parlamentar também informou que entregará ainda nesta quarta à Mesa Diretora o pedido protocolado nessa terça, 13, pelo PSOL e Rede, pedindo a cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar.

“Acho que está mais propenso a acabar este ano. Porque é um processo que a sociedade reclama, nós todos queremos (a apuração) e o Conselho de Ética não quer ficar com esse problema na mão”, afirmou o parlamentar em entrevista à imprensa nesta quarta-feira. Araújo explicou que, após receber o requerimento, a Mesa Diretora terá até três sessões plenárias para protocolar e numerar o pedido e, em seguida, enviá-lo de volta para o Conselho de Ética.

De acordo com o deputado, a Mesa deverá devolver o processo para o conselho na terça-feira, 27.

Ele disse que convocará reunião do conselho para a terça-feira seguinte, 3 de novembro.

Nessa sessão, serão sorteados três deputados conselheiros, entre os quais o presidente do colegiado escolherá o relator do processo.

O parlamentar destacou que devem ficar de fora do sorteio pelo menos três deputados, que são do PMDB ou do Rio de Janeiro, mesmo Estado de Cunha.

Araújo comentou que ligou para o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), integrante do colegiado, e pediu que ele também não participe do sorteio do relator, por ter concorrido à Presidência da Câmara como adversário de Eduardo Cunha no último pleito.

“Conversei com ele até para que ele se preserve”, afirmou Araújo. De acordo com o presidente do Conselho de Ética, Delgado ainda não deu uma resposta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s