CNJ pede que juiz da Zelotes preste esclarecimentos

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, responsável pela condução do processo da Operação Zelotes, deverá prestar esclarecimentos sobre sua conduta

Brasília – A Corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou que o juiz Ricardo Augusto Soares Leite, responsável pela condução do processo da Operação Zelotes, preste esclarecimentos sobre sua conduta até o próximo dia 18.

Deflagrada em março, a Operação Zelotes apura a existência de irregularidades e compra de sentenças no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), que funciona como uma espécie de “Tribunal da Receita“.

A decisão da Corregedora tem como base um pedido encaminhado pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações sobre o esquema de corrupção no Carf.

No pedido de providências, o deputado Pimenta solicita que seja instaurada sindicância para apurar a conduta do juiz, que é criticado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal por supostamente prejudicar a apuração dos fatos.

O magistrado negou os pedidos de prisão temporária de 26 investigados e não concedeu a prorrogação do monitoramento das escutas telefônicas e de e-mail dos envolvidos. Além disso, o juiz determinou o sigilo das investigações.

Em maio, a Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª região já havia acatado representação do Ministério Público Federal contra o magistrado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s