Como foi o debate da Globo, o último antes do 1º turno

Dilma Rousseff, Marina Silva, Aécio Neves, Pastor Everaldo, Luciana Genro, Eduardo Jorge e Levy Fidelix se enfrentam diretamente na noite de hoje

03/10/2014 – 01:29

Terminamos por aqui nossa cobertura ao vivo. Muito obrigada pela audiência e companhia.

Continue se informando sobre as eleições 2014 por meio das reportagens de EXAME.com.

Boa Noite!

03/10/2014 – 01:26

Debate é encerrado. Veja as considerações finais

Pastor Everaldo:
“A Constituição brasileira repudia o racismo e o terrorismo. Venho lamentar a atitude da presidente ao defender na Onu o diálogo com terroristas”

Marina Silva:
“Eu sei que a sociedade tem um desejo profundo de mudança. Nós sabemos o quanto a população quer dar um basta na corrupção, que drena bilhões que poderiam ser investinos na mobilidade, saúde e educação”.

Levy Fidelix:
Agradeço a Deus por nos ter dado conforto e firmeza quando tentaram atentar a moral sobre a minha figura. Jamais incitei o ódio a ninguém, até porque sou cristão. As famílias tem que se juntar para que não caminhemos para o descalabro”

Dilma Rousseff:
A eleição é um momento especial em que podemos refletir em relação ao futuro do Brasil. O cidadão tem que se questionar sobre quem tem mais experiência para continuar o que está sendo feiro. Quem tem o compromisso real com os trabalhadores para defendê-los nos momentos bons e ruins? Quem tem força e firmeza para projetar o Brasil no cenário internacional?

Eduardo Jorge:
“O Partido Verde é um partido conservador, reformista e revolucionário. Eu peço a vocês que, no primeiro turno, votem com o coração e com a razão se vocês se identificam com as propostas do Partido Verde. Só assim poderei influenciar no segundo turno.

Aécio Neves:
Essa foi uma semana muito especial para mim. Tenho sentimento de gratidão a cada brasileiro que me recebeu. Acredito que podemos fazer um governo transformador. Eu me preparei para isso. Tenho hoje uma determinação absoluta de enfrentar todas as dificuldades.

Luciana Genro:
“O voto do primeiro turno é para aqueles candidatos que defendem as bandeiras que você acredita. Precisamos acreditar que é possível mudar. Queremos um novo modelo econômico em que o lucro não esteja acima das pessoas. A nossa luta não termina no 2º turno”

03/10/2014 – 01:06

“Bíblia” de Dilma é munida por servidora pública

Ao longo de todo o confronto, Dilma rumou para o púlpito do debate munida de um caderno repleto de dados. Boa parte deles, provavelmente, foi compilado por Sandra Brandão, uma servidora pública sem filiação ao PT emprestada pela campanha. 

Sandra é economista e foi analista da Fundação Seade. Ela já atuou no governo de FHC e Lula. Atualmente, é chefe do gabinete-adjunto de informações em apoio a decisões do governo, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo da última quarta-feira.  

Veja foto da candidata consultando o levantamento:

03/10/2014 – 01:06

Meu governo se orgulha das políticas sociais, diz Dilma

“Já demontramos que as políticas sociais são o centro do nosso governo. O Bolsa família tem ligado a ele um conjunto de outros programas. Temos o Pronatec, temos o programa de agricultura familiar, temos o Minha Casa Minha Vida. É inquestionável que esses programas mudam a vida das pessoas. Se tem um governo que pode se orgulhar das políticas sociais que fez é o nosso”, afirma Dilma ao responder pergunta de Luciana Genro.

03/10/2014 – 00:51

Acusações diminuem e Bonner rouba a cena nas redes sociais

Tendo que chamar a atenção dos candidatos várias vezes, principalmente por causa do tempo para as respostas, o mediador Willian Bonner já está na boca dos internautas. Seu nome está entre os Trending Topics do Twitter no Brasil.

03/10/2014 – 00:48

Plateia não consegue poupar reações

Apesar dos pedidos constantes de Bonner por silêncio, a plateia (ilustre) não consegue conter risos e outras reações ao que é tratado no palco. 

03/10/2014 – 00:28

Marqueteiro não reescreve história, diz Aécio

Aécio e Dilma trocam farpas ao falar de inflação e programas sociais.

“A senhora nos presenteou com a pérola de que a inflação está sobre controle. A senhora fracassou na condução das políticas econômicas?”, pergunta Aécio.

“O senhor nega a realidade do seu governo. Vocês tiveram uma taxa de juros que bateu todos os recordes durante a gestão Armínio Fraga. Você tem a mania de falar que o Bolsa Família de vocês é melhor que o nosso. Se os números que você passa estão corretos, o programa do PSDB alcançava 5 milhões de pessoas, enquanto o meu alcança 56 milhões”, afirma Dilma.

“Nem a competência de seu marqueteiro João Santana é capaz de reescrever a história”, rebate Aécio.

“O senhor deveria olhar com mais detalhes as propostas que faz, como fornecer remédio gratuito para aposentados. Isso está em vigência, chama Farmácia Popular”, afirma Dilma.

03/10/2014 – 00:23

Afinal, quem é o “Engavetador”?

Desde o primeiro debate, a candidata Dilma Rousseff menciona o “Engavetador Geral da República”.

A citação é uma clara referência a Geraldo Brindeiro, que foi procurador-geral da República entre entre 1995 e 2003, durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Brindeiro é acusado de não perseguir investigações de denúncias contra o PSDB.

03/10/2014 – 00:23

Tempo acaba, mas Marina e Dilma continuam discutindo

Marina pergunta a Dilma por que ela “não conseguiu cumprir suas promessas de governo”.

“Eu cumpri minhas promessas. A corrupção foi combatida no meu governo. Dei as condições para que os crimes fossem investigados, ao invés de engavetar”, respondeu Dilma.

“A corrupção foi varrida sim para debaixo do tapete. Existe uma lei que propõe a punição de empresas, mas até agora você não se posicionou sobre ela, está na sua gaveta. O afastamento do diretor da Petrobras foi delação premiada?”, rebate Marina.

“Vamos colocar os pingos nos ‘is’. O diretor nomeado por você no Ibama foi varrido do meu governo por corrupção. Nem por isso saí por aí falando que você tinha conhecimento do crime”, afirma Dilma.

Candidatas continuam a discussão, mas têm os microfones cortados após o término do tempo estipulado. Bonner chama a atenção das duas, provocando risos da plateia.

03/10/2014 – 00:14

Aécio diz que continuará com Bolsa Família

Dilma Rousseff pergunta para Aécio Neves sobre a continuação dos programas sociais implantados pelo governo do PT, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

“Os bons programas serão mantidos, mas eles serão aprimorados no nosso governo”, diz Aécio. 

03/10/2014 – 00:10

Clima entre Aécio Neves e Luciana Genro fica tenso

Ao fazer pergunta a Aécio Neves, Luciana Genro compara os governos do PSDB ao PT.

“Você faz aqui no tema livre seu show particular, sem nenhuma conexão com a realidade”, responde Aécio Neves.

“Quem não tem conexão com a realidade é você, que anda de jatinho, tem salário alto. Tu é tão fanático com a corrupção que fez um aeroporto particular e entregou a chave para o teu tio”.

“Não seja leviana. Você não está preparada para disputar a presidência da República”, diz Aécio com o indicator erguido.

“Não levante o dedo para mim”, interrompe Luciana.

03/10/2014 – 00:10

Globo já bate 30 pontos no Ibope – em Brasília

Segundo jornalista Cristiana Lôbo, da GloboNews, audiência durante o debate está na casa dos 30 pontos no Ibope.

02/10/2014 – 23:58

Deslizes de Bonner viram piada no Twitter

02/10/2014 – 23:58

“Temos uma guerra aos pobres travestida de guerra às drogas”

Levy Fidelix faz pergunta a Luciana Genro sobre o tema “combate às drogas”.

“Venha aqui. Vou te enquadrar, menina”, diz Fidelix ao chamar a candidata.

Você esteve em Cuba, na Venezuela e treinou muito bem como fazer guerrilha. Tirou foto ao lado da estátua de Che Guevara que eu vi. Como você vai acabar com esse problema se incentiva o consumo pelos jovens?”, pergunta Fidelix.

“Vivemos uma guerra aos pobres travestida de guerra às drogas. A polícia chega atirando. Essa guerra não acabou com o narcotráfico, só lotou as prisões com negros e pobres. Nós defendemos o fim dessa lógica de segurança pública em que as polícias violam os direitos humanos ao invés de protegê-los”, responde Luciana.

“Todas as vezes que você faz apologia às drogas, o Brasil desguarnece suas fronteiras. Não adianta vir dar de mocinha porque você está incitando jovens a usar drogas”, replica Fidelix.

02/10/2014 – 23:48

Pastor Everaldo se atrapalha com perguntas

Pastor Everaldo se confundiu ao fazer pergunta a Aécio Neves.

O mediador Willian Bonner interrompe os dois candidatos com base em regra do debate que prevê discussão sobre temas pré-definidos no segundo bloco.

“Então vamos falar sobre a Presidência. Quer dizer, Previdência”, diz o pastor entre risos.

02/10/2014 – 23:44

Dilma diz que não mentiu no caso Petrobras

Ao falar sobre o tema “corrupção”, Dilma Rousseff afirma que não mentiu em relação à demissão do ex-diretor da Petrobras.

“A senhora não disse quais foram os serviços prestados por Paulo Roberto Costa à nossa Petrobras. Imagine uma Embraer nas mãos do PT. No meu governo, a Petrobras vai ser devolvida aos brasileiros”, rebate Aécio Neves.

02/10/2014 – 23:39

Clima esquenta entre Dilma e Marina

“Sugiro que a senhora leia o que escreveram no seu programa”, afirma Dilma para Marina, que responde: “Está falando a Dilma das eleições”

E os memes já começaram a lotar as redes sociais:

02/10/2014 – 23:34

02/10/2014 – 23:30

“Você deveria ter saído algemado”, diz Luciana a Fidelix

Continuando as críticas feitas por Eduardo Jorge, Luciana Genro também questionou Levy Fidelix.

“Tu apovorou, chocou, ofendeu e humilhou milhares de pessoas com seu discurso homofóbico. Seu discurso de ódio é o mesmo que os nazistas fizeram em relação aos judeus, mas infelizmente homofobia ainda não é crime no Brasil. Você deveria ter saído algemado do último debate”, afirmou Luciana.

02/10/2014 – 23:27

Eduardo Jorge confronta Levy Fidelix por declarações

Eduardo Jorge traz à tona a declaração contra o casamento gay feita por Levy Fidelix no último debate.

“O senhor extrapolou todos os limites no último debate. Eu proponho que o senhor peça perdão ao povo brasiliero”, disse Eduardo Jorge.

“Você não tem moral nenhuma para falar. Você propõe que o jovem consuma maconha e faça aborto. Isso é apologia ao crime. Temos que ter famílias tradicionais conforme o previsto na constituição”, respondeu Fidelix.  

“Já que não quer se desculpar, então vamos nos encontrar na Justiça após o Ministério Público apresentar a denúncia contra o senhor. O senhor envergonhou o Brasil“, replicou Eduardo Jorge.

“Envergonha você que está fazendo apologia ao crime, com jovens que estão a caminho da morte nas clínicas de aborto. Vire sua boca para lá”, respondeu Fidelix.

02/10/2014 – 23:20

“O senhor envergonhou o Brasil”, diz Eduardo Jorge pra Levy

 

Veja como as redes sociais reagiram ao confronto: 

 

 

02/10/2014 – 23:11

Marina e Aécio trocam farpas

Em contraste ao clima amistoso antes do início do debate (visto na foto), Aécio Neves e Marina Silva partem para o ataque mútuo já no início do debate.

Enquanto o tucano questiona Marina sobre sua proposta de “governar com os bons” e fazer “nova política”, a candidata conecta o PSDB ao escândalo do mensalão.

02/10/2014 – 23:05

Luciana abre debate com pergunta sobre Petrobras

Luciana Genro inicia o debate fazendo pergunta para Dilma Rousseff sobre o escândalo da Petrobras.

“Esse caso foi resultado das alianças com a direita que vocês fizeram”, questiona Luciana.

“Nessa campanha fiz propostas concretas contra a corrupção. No meu governo criamos lei que pune o caixa dois e propõe a criação de uma nova estrutura junto aos tribunais superiores para acelerar o julgamento de pessoas que tem foro privilegiado”, responde Dilma.

“Eu demiti esse diretor que está envolvido no escândalo e autorizei que tivesse a ampla investigação em todos os assuntos envolvendo a Petrobras. Corruptos há em todos os lugares. O que é necessário é que as instituições tenham abertura para investigar”, completou a presidente.

02/10/2014 – 23:01

“Senta e levanta” do debate preocupa marineiros

Enquanto nos outros confrontos os candidatos ficavam parados, no da Globo, eles precisam levantar e andar até um púlpito. Segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo, o formato estaria preocupando os aliados de Marina Silva, que tem reclamado de dores e cansaço. 

É claro que isso já virou piada nas redes sociais:

02/10/2014 – 22:48

Após derrapada nas pesquisas, Marina convoca tuitaço

02/10/2014 – 22:48

Candidatos já se posicionam no estúdio

02/10/2014 – 22:41

Datafolha mostra empate técnico entre Marina e Aécio

Também divulgada na noite de hoje, a pesquisa Datafolha traz cenário em que Marina Silva tem 24% das intenções de voto, contra 21% de Aécio Neves.

Datafolha aponta empate técnico entre Marina e Aécio

02/10/2014 – 22:40

De amarelo, Marina e Luciana Genro dividem opiniões

Marina que já fez par com Dilma em debates anteriores, desta vez, veio com um terninho da mesma cor de Luciana Genro. A escolha das duas candidatas divide opiniões no Twitter:

Dilma, por sua vez, optou por um terninho branco – como em confrontos anteriores.

02/10/2014 – 22:38

Pesquisa Ibope mostra recuperação de Dilma Rousseff

Segundo levantamento divulgado na noite de hoje, Dilma voltou a crescer nas intenções de voto, somando 47%, contra 24% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves.

Dilma volta a crescer e tem 47% dos votos válidos, diz Ibope

02/10/2014 – 22:18

Transmissão começa às 22h50

Boa noite, amigos de EXAME.com!

Iniciaremos agora a cobertura ao vivo do último debate presidencial antes das eleições do dia 5 de outubro, próximo domingo.

Realizado pela TV Globo, o debate está previsto para começar às 22h50; e contará com a presença dos candidatos (as) Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

Acompanhe por aqui todos os desdobramentos do confronto decisivo.

Debate de hoje marca último embate direto entre candidatos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s