Confronto na Alerj; Adriana Ancelmo presa…

Mulher de Cabral presa

A advogada Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral (PMDB), foi presa nesta terça-feira pela Operação Calicute. A prisão é de caráter preventivo, determinada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7a Vara Federal Criminal do Rio. No pedido de detenção, o Ministério Público Federal entende que a ex-primeira-dama recebeu propinas de Cabral por meio de seu escritório de advocacia e teria lavado mais de 6,5 milhões de reais com a compra de joias entre 2007 e 2016. Também nesta terça, Adriana e Cabral viraram réus por participação no esquema de corrupção que teria desviado 224 milhões de reais de contratos públicos do estado.

Conflito no Rio

Servidores públicos do Estado do Rio e a Polícia Militar entraram em confronto nesta terça-feira em manifestação contra as medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo de Luiz Fernando Pezão. Houve tentativa de tomada do prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde deputados estaduais votavam a proposta. A Polícia respondeu com bombas de gás lacrimogênio. Os parlamentares já aprovaram hoje o corte de 30% no salário do governador, o fim da frota de carros oficiais e a proibição de realizar sessões solenes no plenário à noite.

Agenda de cortes

Enquanto isso, Pezão sancionou uma lei que impede o governo do Rio de conceder novos incentivos fiscais pelo prazo de dois anos. Empresas já premiadas não perderão os benefícios e poderão renovar os contratos, desde que aprovados pelo Conselho Nacional de Polícia Fazendária. Fica a brecha de o governo poder enviar à Alerj novos projetos de lei de “importância estratégica” para o estado. O Rio já estava impedido de conceder novos contratos desde novembro por ação da Justiça.

Eleito em Osasco na cadeia

O prefeito eleito de Osasco, na Grande São Paulo, vereador Rogério Lins (PTN), teve um pedido de prisão decretado pela Operação Caça-Fantasmas, do Ministério Público do Estado. Outros 13 vereadores compõem a ação, sob suspeita de envolvimento num esquema milionário de fraudes em contratação sem concurso público, com prejuízos estimados em 21 milhões de reais. Lins está em viagem fora do país e é dado como foragido. Nas eleições, o vereador venceu o atual prefeito, Jorge Lapas (PDT), no segundo turno, com 61,21% dos votos.

FHC de testemunha

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi arrolado como testemunha de defesa de Paulo Okamoto na ação da Operação Lava-Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. FHC vai depor no dia 9 de fevereiro, por videoconferência. A defesa de Okamoto nega irregularidades e compara os atos de Lula com os do tucano. Entre outros nomes, também constam para falar em juízo o ex-presidente e ex-senador José Sarney (PMDB), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Educação de mal a pior

O Brasil é destaque negativo entre 70 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), nossa melhor posição é em Literatura, com 59ª posição. O pior resultado é em matemática, com a 65ª posição — 70% dos brasileiros de 15 anos não sabem o “básico” avaliado. No último tópico, ciências, o Brasil ficou com a 63ª posição.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s