Conselho de Ética discute cassação de Cunha; acompanhe

Parecer de Marcos Rogério é favorável ao afastamento de Eduardo Cunha; votação pode acontecer até a próxima quinta-feira

São Paulo — O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados discute hoje o parecer de Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter mentido sobre supostas contas no exterior.

Na semana passada, Rogério apresentou parecer favorável à cassação de Cunha que, desde o início de maio, está afastado do cargo de deputado federal e da presidência da Câmara. 

A votaçaõ deve ser apertada e o debate pode acabar só na próxima quinta-feira. De acordo com informações da Agência Brasil, Cunha conta com dez dos 21 votos do conselho. Se o número estiver certo, o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), decide o assunto. 

O teto do plenário iria cair

Se não houver maioria dentro do Conselho, como quase aconteceu na recente votação do parecer preliminar, o processo pode ser arquivado. Questionado por EXAME.com sobre como a opinião pública reagiria a este resultado, Araújo foi ao ponto: Eu acho que o teto do plenário iria cair, disse.

Independente do curso tomado pelo processo, parlamentares devem levar recursos à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Depois de julgados, o processo volta para o Conselho de Ética e, se aceito, passa para a Mesa Diretora, travando a pauta e obrigando o plenário a deliberar. Com apoio de maioria simples de 257 dos 513 deputados ao relatório final, Cunha perde o mandato.

Acompanhe as discussões:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s