CPI da Fifa deve ser instalada nesta semana na Câmara

Cunha deverá nomear seu aliado, o deputado Laudívio Carvalho (SDD-MG) como presidente da CPI

Brasília – Mesmo com o foco dos parlamentares no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), instalará nesta semana a CPI para investigar denúncias de fraude, suborno e formação de quadrilha por dirigentes da Fifa.

O colegiado tinha sido criado no início de março, mas aguardava instalação.

Cunha deverá nomear o deputado Laudívio Carvalho (SDD-MG) como presidente da CPI. Aliado do presidente da Câmara, Laudívio é relator da PEC que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) na comissão especial da Casa, que analisa o mérito da matéria.

O deputado Fernando Monteiro (PP-PE), por sua vez, deverá ser escolhido relator da CPI.

O pedido de criação da CPI da Fifa foi feito pelo deputado João Derly (PcdoB-RS) em maio do ano passado. O colegiado será composto por 27 deputados titulares e outros 27 suplentes, a serem indicados pelos partidos.

O colegiado da Câmara deverá trabalhar em conjunto com a CPI do Futebol que já funciona no Senado e investiga a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Na solicitação de criação da CPI, Derly pedia que o colegiado apurasse o esquema de fraude, suborno e formação de quadrilha na Fifa investigado pela polícia dos Estados Unidos e que acabou com a prisão de pelo menos sete cartolas no fim de maio de 2015.

Entre eles estava o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s