CPI da Petrobras terminará sem ouvir Cunha sobre contas

Na próxima semana, CPI deve encerrar seus trabalhos oficialmente sem ouvir o presidente da Câmara sobre contas ilegais na Suíça

Brasília – No momento em que novas denúncias contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se avolumam nas investigações da Operação Lava Jato, a CPI da Petrobras deve encerrar seus trabalhos oficialmente no dia 23.

Sem acrescentar dados relevantes ao que já foi revelado pela Polícia Federal e ao Ministério Público, o relator Luiz Sérgio (PT-RJ) apresentará seu relatório na segunda-feira, 19. O documento vai à votação na quinta-feira, 22.

Quatorze parlamentares já assinaram o requerimento do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) pedindo a prorrogação da comissão.

Membros da CPI reclamam que não há empenho de líderes da oposição e do governo para assinar o pedido de urgência que levaria à votação da prorrogação para plenário.

Dominada pela oposição e pelo PMDB, a comissão blindou Cunha e centrou sua artilharia no PT. Foi na comissão que Cunha, único político com mandato investigado na Lava Jato, depôs e disse não ter contas no exterior.

Com as denúncias de que contas na Suíça pagaram despesas pessoais da família de Cunha, os aliados do peemedebista não fazem esforços para estender a investigação parlamentar.

“Não tem requerimento votado pela CPI ou requerimento de urgência de líderes que representem a maioria”, justificou Cunha.

Até o momento, dois dos quatro sub-relatores ainda não concluíram seus relatórios. Luiz Sérgio fará a leitura do parecer final na segunda-feira.

Dezenas de depoentes convocados, como a do diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, não serão ouvidos. Segundo fontes, petistas, governo e até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intercederam para que Okamotto não viesse à CPI.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s