DF adianta em cinco dias campanha de vacinação contra H1N1

Desde o início do ano, três pessoas morreram infectadas pelo vírus na região, todas as vítimas foram mulheres

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) resolveu adiantar para o dia 25 de abril a aplicação da vacina contra a gripe. A decisão considerou o aumento atípico de infecções por H1N1 para o período.

Desde o início do ano, três pessoas morreram infectadas pelo vírus na região. As vítimas foram todas mulheres, uma de 80 anos e as demais com idade entre 30 e 49 anos.

A campanha nacional começa no dia 30 de abril, mas o Ministério da Saúde começou a enviar as vacinas no dia 1º. Os estados ficam livres para adiantar a imunização conforme a necessidade.

No caso do DF, dia 25 começarão a ser imunizadas gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A vacina a ser aplicada na rede pública é a trivalente, que protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B (subtipo Brisbane). Todos os anos há mudança nas cepas que compõem a vacina.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, existe ainda a possibilidade de que o Ministério da Saúde envie mais doses antecipadamente. Se este for o caso,  a vacinação começará mais cedo, no dia 18 de abril.

Além dos grupos do dia 25, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, também serão vacinadas mais cedo. Os grupos de risco restantes, como idosos, puérperas e indígenas, terão acesso à vacina a partir do dia 30.

De acordo com o subsecretário de vigilância em Saúde do DF, Tiago Coelho, as infecções pelo vírus da gripe Influenza A H1N1 neste ano estão atípicas e chamam atenção pelo alto índice de letalidade.

Ao todo, o DF registrou 26 casos de H1N1 desde o início do ano, sendo cinco em menores de 5 anos, dois casos em maiores de 60 anos e 19 em adultos de 20 a 59 anos, dentre eles três grávidas,

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s