“Dilma encara o fantasma do impeachment”, diz The Guardian

Congresso revolto, inflação subindo, escândalos de corrupção e protestos são alguns fatores elencados pelo jornal inglês como preocupantes para a presidente

São Paulo – Texto de ontem do jornal inglês The Guardian elenca fatores preocupantes para a presidente Dilma Rousseff que caracterizam o “fantasma do impeachment”.

O jornal destaca a semana passada como “a mais dura de sua presidência”, por notícias como a ameaça de rebaixamento do país para o grau especulativo pelas agências de classificação de risco, mais prisões de indivíduos relacionados ao PT nas investigações da Operação Lava Jato e a divulgação da pesquisa Datafolha que a coloca como a mandante com aprovação mais baixa desde a redemocratização em 1985.

Junto a isso, são destacadas as taxas crescentes de inflação e a proximidade de novos protestos antigoverno.

Ainda a respeito da última semana, o jornal destaca a deserção do PDT e PTB da base aliada enquanto ela luta contra Eduardo Cunha, que está “abertamente conspirando” contra Dilma. “Apoiadores acreditam que ela é alvo de um golpe. Críticos argumentam que ela é vítima de seu próprio desgoverno”, diz o texto.

Apesar de dar destaque a todos os fatores críticos, o jornal lembra que ainda não há pretexto legal para um pedido de impeachment, apesar de opositores estarem procurando pretexto para tal dentro de violações nos gastos de campanha, por exemplo. E que além de uma justificativa, é preciso ter o apoio de dois terços no Congresso.

“Se existe a vontade política de avançar com o movimento [de impeachment], ela será parcialmente medida pela escala e caráter da demonstração dos protestos de domingo”, diz o Guardian.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s