Dilma promete combater zika vírus “casa por casa”

Ainda não há vacina nem medicamento para combater a doença, nem preveni-la, salvo evitar a picada do mosquito vetor

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, assegurou nesta quarta-feira que o governo intensificará a luta contra o vírus zika e mostrou confiança no desenvolvimento de uma vacina para prevenir a doença, suspeita de causar má formação fetal.

“Vai ser um combate casa a casa, em que o governo vai colocar extremo empenho”, assegurou a presidente em Quito, no Equador, horas antes do início da IV Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe).

“Se ainda hoje nós não temos uma vacina, tenho certeza que iremos ter, mas vai levar um tempo”, declarou a chefe de Estado à imprensa sobre o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, associado a uma explosão de casos de bebês com microcefalia no país.

Ainda não há vacina nem medicamento para combater a doença, nem preveni-la, salvo evitar a picada do mosquito vetor.

“A melhor vacina contra o vírus da zika é o combate de cada um de nós, do governo, mas também da sociedade. Eliminando todos os focos nos quais o mosquito vive e se reproduz. Quanto mais água parada, mais esse mosquito se reproduz, e nós não podemos deixá-lo nascer”, assegurou Dilma.

O Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya, já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê uma expansão do vírus zika por todo o continente americano.

Nos últimos meses, houve um aumento acentuado nos casos de zika na América Latina, especialmente no Brasil, causando alarde especialmente entre as mulheres grávidas.

Os sintomas deste vírus, que leva o nome da floresta de Uganda onde foi descoberto em 1947, inclui febre, dores de cabeça e erupções cutâneas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s