Escolha de novo presidente da Câmara deve ocorrer na quinta

Próximo líder da Casa ocupará cargo até fevereiro, quando ocorrerá uma nova eleição

Após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, os líderes partidários convocaram uma reunião para o final da tarde de hoje (7) para tratar do processo sucessório da Casa.

Durante o encontro, os deputados tentarão chegar a um entendimento em torno do prazo para a escolha do novo presidente. O regimento Interno da Câmara determina que o novo presidente deve ser escolhido no prazo de até cinco sessões plenárias – deliberativas ou de debates – com o mínimo de 51 deputados presentes.

Neste cenário, a escolha do novo presidente ficaria para a próxima quinta-feira (14). O governo do presidente interino Michel Temer, contudo, tem pressa e quer que a eleição ocorra já na segunda-feira (11). A defesa dessa data ficará a cargo do líder do governo, André Moura (PSC-SE).

A antecipação não é bem vista por alguns deputados, que defendem que a escolha fique para a terça ou quarta-feira.

O próximo presidente da Câmara ocupará a cadeira para uma espécie de mandato-tampão, comandando a Casa até fevereiro do próximo ano quando um novo presidente será eleito.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s