Gerente da Petrobras avisou Dilma sobre compra de Pasadena

Em entrevista ao site da revista VEJA, gerente da estatal garante que a presidente sabia de negócio superfaturado

São Paulo – Em entrevista ao site da revista VEJA, o ex-gerente da Petrobras América Otávio Pessoa Cintra garante que mandou avisar a presidente Dilma Rousseff sobre o superfaturamento em compra da refinaria de Pasadena quando ela era ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da empresa.

Cintra conta a revista que teve acesso a documentos que comprovavam irregularidades no negócio e tentou levá-los aos seus superiores. Sem grandes resultados, partiu em 2005 para instâncias superiores e tentou chegar a DIlma através de Jorge Bittar, deputado federal do PT.

O encontro entre o engenheiro e Bittar, segundo a revista, foi intermediado pelo acessor Paulo César de Araújo. Em 2014, Araújo lhe garantiu que a denúncia de nove anos atrás foi levada a Dilma e ao presidente da empresa à época José Sérgio Gabrielli, ainda de acordo com VEJA.

Dali em diante, Cintra foi à Polícia Federal para colaboração. Ele detalhou o que sabia também sobre operações ilegais envolvendo a compra de blocos de exploração de petróleo em Angola. Diz a revista que citou nomes de funcionários que, mais tarde, se tornariam réus do processo, como o Nestor Cerveró e o lobista Fernando Baiano.

Cintra é funcionário da estatal há 30 anos e ocupou o cargo de gerente da Petrobras América, braço no exterior, entre 2003 a 2005. O engenheiro foi um dos primeiros informantes da Polícia Federal que ajudaram a dimensionar a corrupção na empresa. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s