FHC fala sobre drogas; veja como foi palestra

Fernando Henrique Cardoso e o ex-secretário nacional anti-drogas Pedro Abramovay participam de debate realizado pela Editora Abril sobre as drogas

28/08/2013 – 13:41

Encerramos por aqui a cobertura sobre a palestra de Fernando Henrique Cardoso. Veja no infográfico os locais onde a maconha é produzida e consumida no mundo:

ONU mapeia a geografia da maconha

28/08/2013 – 13:23

Os palestrantes são questionados sobre por onde deve começar a mudança no Brasil. Para FHC, a sociedade civil tem que ser a primeira a se mobilizar sobre a questão. “Temos que pouco a pouco esclarecer as pessoas chave da sociedade para, mais tarde, chegar ao Congresso. O Executivo não pode fazer muita coisa agora, mas ao não atrapalhar já ajuda muito”, afirma.

28/08/2013 – 13:04

Para FHC, quem mais ganha com o sistema de repressão existente hoje no Brasil são os traficantes. “Nunca houve um mundo sem drogas. É precisso que exista regulamentação, mas o sistema repressivo não resolve o problema. O que precisa ser buscado é a informação”, afirma.

Número de jovens no tráfico de drogas triplica em 10 anos

28/08/2013 – 12:49

O ex-presidente cita o exemplo de outros países que já mudaram a política de controle às drogas. “Descriminalizar não é a mesma coisa de legalizar. Em Portugal, por exemplo, a mudança na política permitiu que muitas pessoas tivessem acesso ao tratamento. Sem o estigma do crime, é mais fácil para os viciados procurarem ajuda”.

28/08/2013 – 12:37

Segundo FHC, os partidos políticos brasileiros evitam discutir o tema das drogas por medo de perder votos. “Eu mesmo perdi muitos votos, mesmo não fumando nem cigarro”, afirmou. “Os polítcos tem medo de debater temas como drogas e aborto, porque essas coisas podem ser exploradas de várias maneiras”.

 

28/08/2013 – 12:32

O debate está sendo mediado por Denis Russo Burgierman, diretor de redação da revista Superinteressante. 

28/08/2013 – 12:24

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-secretário nacional anti-drogas Pedro Abramovay participam de debate promovido pela Editora Abril sobre estratégias para lidar com as drogas. Acompanhe a seguir a cobertura ao vivo

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s