Funcionários de Belo Monte estariam detidos por indígenas

A Norte Energia disse que "já comunicou o fato à Funai e à Polícia Federal, e aguarda providências para a rápida liberação dos funcionários"

Três funcionários e um prestador de serviços da Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, estão detidos por indígenas na aldeia Curuatxé, na Terra Indígena Curuaia, que fica a cerca de 400 quilômetros da região em que está sendo construída a usina, segundo informações da Norte Energia nesta segunda-feira.

Segundo a companhia, que tem como acionistas Eletrobras, Cemig, Light, Neoenergia, Vale e outros, os funcionários “foram impedidos de sair, no dia 10 de março, quando foram ao local monitorar ações” de compensação aos indígenas previstas no plano ambiental de Belo Monte.

A Norte Energia disse que “já comunicou o fato à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Polícia Federal, e aguarda providências para a rápida liberação dos funcionários”.

Procurada, a Funai não pôde comentar imediatamente.

Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, no Pará, será a terceira maior hidrelétrica do mundo quando for concluída, com 11,2 mil megawatts em potência.

Atualmente, a usina realiza testes internos da primeira turbina, que deverá entrar em operação brevemente.

A usina tem sido alvo recorrente de ações judiciais, invasões e protestos por parte do Ministério Público Federal, povos indígenas e organizações não-governamentais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s