Governador do RJ é diagnosticado com câncer

Câncer que acomete o peemedebista Luiz Fernando Pezão é considerado raro e agressivo, mas passível de cura. Ele ficará 30 dias afastado do cargo

São Paulo – O governador do Rio de Janeiro (RJ) Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) foi diagnosticado com linfoma Não-Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo.

As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa pelo cardiologista Claudio Domênico e pelo oncologista Daniel Tabak, que acompanham o caso. 

De acordo com os médicos, tipo de linfoma que acomete o governador é considerado como raro e agressivo, mas que pode ser curado.  A doença teria atingido os ossos do peemedebista. 

O governador será submetido a um tratamento de quimioterapia que deve durar de quatro a seis meses. Segundo os médicos, 70% dos pacientes são curados com esse tratamento. 

Durante coletiva de imprensa, o peemedebista afirmou que, a princípio, se licenciará do cargo por 30 dias. Seu vice, Francisco Dornelles (PP), deve assumir o governo do Rio de Janeiro. 

Pezão está internado desde o último dia 12 de março no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro (RJ). Ele foi internado com sintomas de sinusite. Na semana passada, um exame mais detalhado identificou alteração em uma das vértebras do governador e, em razão disso, foi feita uma biópsia.

Segundo informações do Instittuto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos de linfoma Não-Hodgkin duplicou nos últimos 25 anos entre pessoas acima de 60 anos. As razões, contudo, ainda não são claras.

Em 2009, quando era ministra-chefe da Casa Civil, a presidente Dilma Rousseff também foi acometida por um câncer no sistema linfático de um tipo diferente do que foi diagnosticado em Pezão. Cinco meses após o início do tratamento, a petista anunciou que estava curada da doença. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s