“Guerra fiscal é problema político, não econômico”

O professor da FGV apontou que "a forma para avaliar se uma proposta é boa ou não é uma planilha de Excel. A discussão se resume aos números, não à essência"

Guarujá – O professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV Fernando Rezende afirmou nesta quinta-feira, 17, que a guerra fiscal gerada pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um problema político, não econômico. 

A declaração foi dada durante o seminário “ICMS e o futuro dos Estados”, realizado pela Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo, pela FGV e pelo jornal o Estado de S. Paulo no Guarujá (SP).

Rezende chamou atenção para o fato de que, atualmente, o mapa regional é completamente diferente de algumas décadas atrás, mas a geografia política não acompanhou essa mudança.

Para ele, sem garantias concretas de que os projetos apoiados por financiamentos federais e incentivos estaduais sobrevivam a ajustes pontuais, não há chance de obter o acordo.

“Os interesses imediatos e o calendário eleitoral não contribuem para introduzir racionalidade no debate”, comentou.

O professor da FGV apontou que é preciso repensar a estratégia para a solução da guerra fiscal, pois os Estados estão em um labirinto e não conseguem encontrar uma saída.

“O único instrumento hoje para avaliar se uma proposta é boa ou não é uma planilha de Excel. A discussão se resume aos números, não à essência.”

Para ele, a discussão sobre a reforma do ICMS precisa estar atrelada a uma nova proposta de política nacional de desenvolvimento regional. Ele citou o exemplo da União Europeia, que teve na sua essência a criação de um imposto de valor agregado (IVA) e políticas para diminuir as desigualdades regionais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s