Imprensa internacional elogia abertura da Rio-2016

Veículos do exterior destacaram ritmos musicais, desfile Gisele Bündchen e baixa presença de chefes de Estado

Brasília – A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro rendeu bons elogios da imprensa internacional ao comitê organizador. O desfile da modelo Gisele Bündchen pelo Maracanã, os ritmos musicais escolhidos para o megaevento e a alegria das apresentações repercutiram positivamente nos veículos do exterior.

O New York Times destacou que a cerimônia “inspiradora” conseguiu afastar por algumas horas os problemas que afetam o Brasil e permitiu que o país celebrasse a sua história.

“Se há uma nação que precisa de um espetáculo inspirador neste momento, mesmo em forma de um exercício de relações públicas, é o Brasil”, explicou a publicação norte-americana.

Já o Wall Street Journal ressaltou a variedade de ritmos da festa. Para o jornal, a cerimônia representou um suspiro de alívio em um momento que o país passa por dificuldades.

No mesmo sentido, o Washington Post exaltou a capacidade do país de se esquivar das dificuldades e mostrar o que faz de melhor: uma festa.

A CNN afirmou que o Rio de Janeiro está pronto para fazer história e que a Olimpíada da capital fluminense começou com uma cerimônia espetacular.

O jornal britânico The Guardian fez uma comparação entre a cerimônia de abertura da Rio-2016 e das duas edições anteriores. “O tema de Pequim 2008 foi a China é grande, o de Londres 2012 foi a Grã-Bretanha foigrande. O tema de hoje? É melhor nós começarmos a fazer algo sobre o mei-ambiente ou nós talvez não tenhamos muitas Olimpíadas para celebrar no futuro”.

O Financial Times destacou que a festa conseguiu apresentar as riquezas do país. A publicação ressaltou ainda que cerimônia de abertura foi um espetáculo de cultura e que custou duas vezes menos do que a festa que abriu os Jogos de Londres, em 2012.

Já a BBC se referiu à cerimônia como uma festa vibrante e um “show espetacular”. O site da emissora britânica destacou a história, a cultura e a beleza natural do Brasil representadas no evento.

O espanhol El País pontuou que a organização soube colocar de lado as diversas crises enfrentadas pelo país para realizar uma cerimônia digna de orgulho. “Durante mais de três horas, o Brasil se deu um respiro”.

O jornal, porém, falou sobre a baixa presença de chefes de Estado no Maracanã. Em Pequim 2008, foram 80 presenças, dez a mais que em Londres 2012. No Rio de Janeiro, menos de 20 mandatários marcaram presença.

Do mesmo país, o Marca destacou a presença da “impressionante” Gisele, que desfilou pelo Maracanã ao som de Garota de Ipanema”, arrancando aplausos de todo o público.

O Corriere Della Sera, da Itália, não economizou nos elogios para a abertura da Olimpíada de 2016 e disse que o Brasil provou que sabe organizar uma boa festa.

Já na Argentina, o Clarín, elogiou a escolha de músicas e cores para celebrar o esporte. “A cerimônia de abertura foi uma exibição à altura da Cidade Maravilhosa. Havia ritmo e beleza em cada passo no estádio do lendário Maracanã”.

Por outro lado, o Le Monde, da França, fez críticas. O jornal francês afirmou que começava uma Olimpíada em um país deprimido e que o ideal olímpico estava “manchado por doping e corrupção.” Além disso, a publicação destacou as vaias ao presidente interino Michel Temer (PMDB).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s