Jogos Parapan-Americanos são abertos em Toronto

Brasil levou a maior delegação da história em Jogos Parapan-Americanos ao Canadá, com 270 atletas

Toronto  Os Jogos Parapan-Americanos de 2015 foram abertos oficialmente nesta sexta-feira, em cerimônia realizada no Estádio Atlético de Toronto, com o desfile dos mais de 1.600 atletas dos 28 países que participarão do evento.

O início do evento ocorre 12 dias depois do fim dos Jogos Pan-Americanos, no qual estiveram presentes mais de 6.000 atletas e se tornou na maior competição esportiva da história do Canadá.

O objetivo é dos Jogos Parapan-Americanos é o mesmo, disse na cerimônia de abertura o executivo-chefe de Toronto 2015, Saad Rafi, ao afirmar que a presença de 1.608 atletas confirma o novo recorde de participação no evento.

Uma das razões da importância dada pelos comitês paralímpicos a Toronto 2015 é que os 15 esportes disputados serão classificatórios para os Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O presidente do Comitê Paralímpico das Américas (APC), José Luis Campos, destacou que a realização dos dois eventos é o momento “mais importante da história do movimento paralímpico” no continente.

“Toronto 2015 e Rio 2016 redefinirão como as pessoas no continente pensam sobre si mesmas e sobre as outras. Com mais de 1.600 atletas e 15 esportes qualificatórios, esses jogos serão um gatilho para coisas ainda maiores”, explicou Campos.

Preparando-se para o grande evento em casa, o Brasil levou a maior delegação da história em Jogos Parapan-Americanos ao Canadá, com 270 atletas.

Entre eles estão grandes nomes como os nadadores Daniel Dias e André Brasil. Daniel é comparado ao ídolo olímpico americano Michael Phelps, após ter obtido nove medalhas nos Jogos Paralímpicos de 2008, em Pequim, seis ouros em Londres-2012, e 11 medalhas douradas nos Parapan-Americanos de 2011, em Guadalajara.

Já André Brasil conquistou quatro ouros em Pequim-2008 e outros três em Londres-2012. Além disso, é recordista mundial da prova S10 50 metros.

O objetivo da delegação brasileira é repetir o título conquistado no México há quatro anos. O Brasil terminou os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara na primeira posição do quadro geral de medalhas, com 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes, superando os Estados Unidos, na segunda posição, e os anfitriões mexicanos, que ficaram na terceira colocação. EFE

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s