Lula na mira; PR expulsa Garotinho…

Temer critica Dilma

Durante o encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, na manhã desta segunda-feira, o presidente Michel Temer voltou a criticar sua antecessora. Ele disse que o país usava uma “contabilidade criativa” que prejudica a economia até hoje. Para o presidente, o país passa por essa “gigantesca crise” por uma tentativa de “disfarçar a realidade” adotada pelo governo Dilma, do qual fazia parte. Temer também defendeu as reformas que propõem, principalmente a da Previdência, sem a qual seria melhor “fechar o país para balanço”, segundo disse. O chamado Conselhão é um órgão consultivo criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 com representação de movimentos sociais e empresariais.

Justiça bloqueia 11 mi de mulher de Cabral

Por determinação da Justiça, o Banco Central bloqueou 11 milhões de reais de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. A solicitação foi feita no mesmo dia que a Operação Calicute, que prendeu Cabral, foi realizada. Em uma conta de Adriana foram encontrados 10 milhões, enquanto o restante estava em contas de uma empresa vinculada a ela. Na conta de Cabral havia apenas 454 reais. Adriana havia sido alvo de condução coercitiva para depor sobre as investigações que resultaram na prisão do marido. A Justiça suspeita que parte do valor desviado dos cofres públicos tenha sido revertido em propina paga por meio do escritório de Adriana, o Ancelmo Advogados. Também nesta segunda, em depoimento, Cabral negou envolvimento com o esquema e disse ter “a consciência tranquila quanto às mentiras absurdas que lhe foram imputadas e que acredita na Justiça”.

Justus diz que pode ser candidato

O apresentador de TV e publicitário Roberto Justus declarou, depois de participar da reunião do Conselhão, que poderia ser candidato à Presidência em 2018 ou em uma eleição futura. Inspirado na eleição de Trump e João Doria, que apresentaram O Aprendiz, programa pelo qual também foi responsável, Justus disse que foi sondado por partidos para concorrer ao cargo. Ele disse que não tinha isso em sua mente, mas que, diante da oportunidade, começou a considerar a possibilidade. O empresário e possível candidato disse que não tem um partido de preferência.

PR expulsa Clarissa Garotinho

O Partido da República expulsou a deputada federal Clarissa Garotinho, filha dos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. A expulsão aconteceu porque o voto de Clarissa foi contrário à aprovação da PEC do teto de gastos, enquanto o PR havia fechado que seria favorável à questão. O pai de Clarissa, Anthony, está preso por suspeita de compra de votos nas eleições da cidade de Campos dos Goytacazes, onde Rosinha é prefeita.

Maioria da comissão apoia medida para punir juízes

A maioria dos deputados que compõem a comissão especial da Câmara que analisa as Dez Medidas Contra a Corrupção é favorável a uma punição por crime de responsabilidade dos membros do Judiciário. De acordo com um levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo, dos 30 parlamentares, 18 apoiam a ideia. A medida foi proposta pelos próprios deputados durante a tramitação dos projetos de lei apresentados pelo Ministério Público. Membros do Judiciário e associações de juízes e procuradores criticam a medida, dizendo que ela poderá prejudicar investigações complexas, como a Lava-Jato.

Moro começa a ouvir testemunhas de Lula

O juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, começou a ouvir nesta segunda-feira testemunhas do processo contra o ex-presidente Lula. Prestaram depoimento o ex-senador Delcídio Amaral e executivos ligados à empreiteira Camargo Corrêa. Ainda devem depor, na quarta e na sexta-feira, o ex-deputado Pedro Corrêa, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o doleiro Alberto Youssef, entre outros nomes. Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s