Manifestantes pediram volta da monarquia em protestos

Grupos defensores da volta da monarquia distribuíram por Copacabana panfletos enaltecendo o Segundo Reinado, de D. Pedro II

Rio de Janeiro – Manifestantes aproveitaram o protesto deste domingo, 13, no Rio para pedir a volta da família real.

O herdeiro Dom Antônio João de Orleans e Bragança, terceiro na linha sucessória da família real deposta em 1889, segundo o site do Círculo Monárquico Brasileiro, participou do ato em Copacabana, no Rio.

Grupos defensores da volta da monarquia distribuíram por Copacabana panfletos enaltecendo o Segundo Reinado, de D. Pedro II.

O panfleto traz uma tabela comparativa, a qual diz que, no Segundo Reinado, houve estabilidade econômica, a média da inflação teria sido de 1,58% ao ano e o Brasil era a “quarta economia do mundo”.

Já no período da República, segundo o panfleto, a instabilidade econômica é uma marca, com inflação de “10% ao ano já no primeiro ano” e várias moedas.

O texto recomenda acesso à página no Facebook intitulada Movimento de Restauração da Monarquia no Brasil.

O panfleto, que defende uma monarquia parlamentarista, com governo liderado por primeiro-ministro, ainda traz perguntas e respostas e destaca que alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, como Noruega, Dinamarca e Holanda, são monarquias.

No plebiscito de 1993, após o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, o tema veio à tona, com a possibilidade do regime político voltar a ser a monarquia. Nas urnas, o país decidiu pelo presidencialismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s