Mineradora nega que resíduos de acidente sejam tóxicos

Os resíduos são "inertes" e compostos "em sua maior parte" por sílica, mineral usado no processamento do ferro

Rio de Janeiro – A mineradora Samarco negou nesta sexta-feira que as substâncias que inundaram ontem o distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, após o rompimento de duas barragem de contenção, sejam tóxicos.

Os resíduos são “inertes” e compostos “em sua maior parte” por sílica, mineral usado no processamento do ferro, e que “não apresentam nenhum elemento químico que seja prejudicial à saúde”, conforme um comunicado da empresa.

O mar de lama varreu na tarde de ontem o distrito de Bento Rodrigues, que fica em uma região montanhosa de Minas. A Samarco informou hoje que dois dos quatro diques de contenção, chamados Fundão e Santarém, se romperam por causa ainda desconhecidas.

A empresa, que pertence à Vale e à australiana BHP, reiterou que uma fiscalização realizada por órgãos oficiais no último mês de julho não encontrou falhas na segurança das barreiras de contenção. E também ressaltou que a companhia faz inspeções periódicas no local.

Além disso, a Samarco reiterou que está colaborando com as autoridades no plano de emergência para a ruptura de diques.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou até o momento a morte de um homem e quatro feridos, entre eles duas crianças, e buscam por pelo menos 13 pessoas dadas como desaparecidas.

A Prefeitura de Mariana informou que recebeu cerca de 500 pessoas em um ginásio esportivo que será usado como um albergue.

Mais de cem bombeiros e 20 veículos se deslocaram até Bento Rodrigues, que foi coberto por um mar de lama que destruiu tudo o que encontrou em sua passagem, incluindo casas e veículos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s