Ministério Público do Distrito Federal lista voos de Lula

Os custos das viagens feitas pelo ex-presidente entre 2011 e 2015 foram pagos por 47 companhias diferentes, como a Vale e a Gerdau

Brasília — Empresas brasileiras fretaram voos para ex-presidente Lula em viagens no Brasil e no exterior entre 2011 e 2015. Os custos das viagens foram pagos por 47 companhias diferentes, para participações de Lula em eventos, encontros com empresários e chefes de Estado estrangeiros e realização de palestras. Entre as companhias e grupos que têm acordos com o governo federal e integram a lista das patrocinadoras de Lula estão a Vale, o Banco BTG Pactual, que detém ativos da Petrobras na África, a Gerdau, que custeou um evento em Bogotá sobre as relações econômicas com o Brasil, e a Samos Participações Ltda., de Walfrido Guia, ex-ministro de Lula.

A lista, com informações do Instituto Lula, compõe os documentos de uma investigação do Ministério Público Federal do Distrito Federal que apura se Lula cometeu o crime de tráfico de influência no exterior em favor da Odebrecht. A empreiteira, investigada pela Operação Lava Jato, é uma das principais patrocinadoras das viagens do ex-presidente.

De acordo com o instituto, o ex-presidente é convidado com frequência a participar de atividades fora do País. “Essa experiência (profissional e pessoal de Lula) desperta especial atenção de autoridades e dirigentes das sociedades civis e países da América Latina e da África”, justifica. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s