Professor negro é alvo de seguranças em hotel de São Paulo

Uma notícia que circulou no dia 28 dizia que Carl Hart teria sido barrado por seguranças do Hotel Tivoli Mofarrej. Mas o próprio Hart desmentiu isso depois

São Paulo — Convidado para um seminário sobre a criminalização das drogas e de seus usuários, o professor norte-americano Carl Hart, da Universidade de Columbia, foi barrado antes do evento, nesta sexta-feira (28), em São Paulo. Negro e com dreadlocks, ele não teve a sua entrada permitida por seguranças do Hotel Tivoli Mofarrej. A organização tratou de liberá-lo, mas o estrago já estava feito.

Olhem para o lado, vejam quantos negros estão aqui. Vocês deviam ter vergonha, disse Hart, na abertura da sua palestra, de acordo com informações do site Justificando. Não havia nenhuma pessoa negra na plateia, formada por advogados, defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e áreas relacionadas.

Neurocientista e doutor em estudos do comportamento e efeitos do uso de drogas em seres humanos, o professor de Columbia veio ao evento do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) justamente para abordar como a criminalização do uso de drogas ajuda a marginalizar ainda mais os usuários. O próprio Hart já foi um usuário de entorpecentes.

Nota de EXAME.com (1º/set/2015)

Embora esta reportagem do site Brasil Post (parceiro de EXAME.com) afirme que Carl Hart foi barrado, essa informação foi negada pelo hotel Tivoli Mofarrej e pelo próprio Hart. O hotel enviou esta nota a EXAME.com:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção do Tivoli São Paulo – Mofarrej informa que são inverídicas as notícias veiculadas desde sexta-feira (28) que indicavam discriminação nas dependências do hotel com o neurocientista Carl Hart, que ministrou palestra na última quinta-feira (27) durante o Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Em nenhum momento houve qualquer tipo de abordagem ao senhor Carl por parte dos colaboradores do hotel. Assim, não há que se dizer ter havido qualquer ato de preconceito.

Todas as imagens do circuito interno de segurança confirmam que Carl circulou pelas dependências do hotel sem ter sofrido nenhuma forma de constrangimento, por parte de colaboradores do Tivoli São Paulo – Mofarrej.

Neste vídeo, Carl Hart comenta o episódio:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s