Ninguém usa o STF para barrar o jogo, diz Barroso sobre Jucá

Durante debate no Fórum VEJA, ministro do STF rebate acusação de que Jucá teria acesso a ministros do STF para barrar investigações da Lava Jato

São Paulo – Para Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), fala do peemedebista Romero Jucá, que chefia o ministério do Planejamento, de que uma medida política seria necessária para barrar investigações da Lava Jato não condiz com a realidade.

“É impensável supor que alguém tenha a capacidade de paralisar as instituições ou pensar que qualquer pessoa tenha acesso a um ministro para parar o jogo”, afirmou durante debate no Fórum VEJA, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), em São Paulo. “Isso não é uma possibilidade.”

Ele afirmou que ao assumir um posto na mais alta corte do país, todo magistrado começa a “trabalhar para a própria biografia”. Logo, não haveria espaço para qualquer político “influenciar a decisão de um ministro do Supremo”.

Questionado se o ministro do Planejamento tinha acesso a ele, Barroso foi evasivo: “Eu recebo todo mundo que me pede audiência”.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas investigações em primeira instância na Lava Jato, afirmou que o “STF tem demonstrado uma seriedade enorme na apreciação desses casos”.

Em conversas gravadas, Jucá aparece sugerindo um pacto ao ex-presidente da Transpetro [empresa subsidiária da Petrobras], Sérgio Machado, para barrar o avanço da Operação Lava Jato. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, que teve acesso aos áudios entre Machado e Jucá, a conversa aconteceu semanas antes da votação do impeachment na Câmara dos Deputados. 

“Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”, disse o atual ministro em referência ao avanço da operação. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s