Nível do Cantareira fica estável pelo 4º dia consecutivo

Além do Cantareira, apenas o Sistema Alto Cotia se manteve estável. Todos os outros mananciais do Estado apresentaram queda no volume de água armazenada

São Paulo – O nível do Sistema Cantareira voltou a ficar estável, pelo quarto dia consecutivo, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgados nesta sexta-feira, 18.

Além do Cantareira, apenas o Sistema Alto Cotia se manteve estável. Todos os outros mananciais do Estado apresentaram queda no volume de água armazenada.

Os reservatórios do Cantareira operam com capacidade de 16,5% nesta sexta-feira, segundo índice divulgado pelo Sabesp. O índice considera as duas cotas de volume morto adicionadas no ano passado.

A região do Cantareira, considerado o principal sistema hídrico de São Paulo e responsável por atender 5,2 milhões de pessoas, não registrou chuvas nesta quinta.

Mesmo assim, o manancial já superou as expectativas de precipitação para o mês de setembro: a pluviometria acumulada é de 108,9 milímetros, ante média histórica de 86,6 mm.

O índice negativo do sistema caiu 0,1 ponto porcentual e registra -12,9% nesta sexta. Ao longo da sequência positiva, que durou uma semana, o aumento do volume de água foi de 1,5 ponto porcentual e o Cantareira passou de 15% para 16,5%.

Antes disso, o sistema havia ficado 45 dias sem registrar alta. A última vez havia sido no dia 27 de julho, quando o nível dos reservatórios subiu de 18,8% para 18,9%.

Outros mananciais

Todos os outros sistemas tiveram queda no nível de água armazenada, com exceção do Sistema Alto Cotia, que ficou estável.

A maior variação foi registrada no Sistema Rio Claro, que passou de 60,0% para 59,4% nesta sexta. Já o Sistema Rio Grande apresentou queda de 0,3 ponto porcentual e opera nesta quinta com 87,9% da capacidade.

A queda no Guarapiranga foi de 0,1 ponto porcentual – o sistema marca 78,5% nesta sexta. No Alto Tietê, a queda foi de 0,1 ponto porcentual e o sistema opera com 16,0%.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s