Em nova gravação, Renan orienta defesa de Delcídio

Novas gravações mostram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dando orientações sobre a defesa do ex-senador Delcídio Amaral, cassado no início do mês.

São Paulo – Novas gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, delator da Operação Lava Jato, mostram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dando orientações sobre a defesa do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido). A conversa foi divulgada pelo Jornal Hoje, da TV Globo.

No diálogo, gravado no dia 24 de fevereiro, Renan conversa com uma pessoa chamada Wanderberg, que seria representante de Delcídio.

“[O Delcídio tem que] Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde… Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias…”, diz Renan em um trecho do diálogo.

Em outro momento, o presidente do Senado fala sobre a atuação do Conselho de Ética da Casa. “O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências requisição de peças e enquanto isso não chegar fica lá parado…”.

Em nota divulgada ao Jornal Hoje, a assessoria de Renan Calheiros afirma que o presidente do Senado acelerou o processo de cassação de Delcídio e que o processo do ex-petista não ficou parado no Conselho de Ética. Delcídio teve seu mandato cassado no dia 10 de maio.

Em outro trecho mostrado pelo Jornal Hoje, Sérgio Machado e Renan Calheiros falam sobre figuras como o procurador-geral da República Rodrigo Janot, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o senador José Agripino (DEM-RN), dentre outros.

Veja alguns fragmentos do diálogo:

Sérgio Machado – Agora esse Janot, Renan, é o maior mau-caráter da face da terra.
Renan Calheiros- Mau caráter! Mau-caráter! E faz tudo que essa força-tarefa (Lava Jato) quer.

Sérgio Machado: E o PSDB pensava que não, mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo.
Renan Calheiros: É…

Sérgio Machado: É porque esse processo. Porque Renan vou dizer o seguinte: dos políticos do congresso se “sobrar” cinco que não fez é muito. Governador nenhum. Não tem como, Renan.
Renan Calheiros: Não tem como sobreviver.

Essa não é a primeira gravação feita por Sérgio Machado divulgada pela imprensa. O ex-presidente da Transpetro, que teve seu acordo de delação premiada validado ontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal), também gravou conversas com o ex-senador José Sarney e com senador Romero Jucá, que precisou deixar o cargo de ministro do Planejamento após a divulgação da conversa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s