O prazo do MEC, Aécio quieto…

Destaque

Em encontro com Michel Temer no Palácio do Planalto, o novo secretário-geral da ONU, António Guterres, fez elogios ao programa brasileiro de acolhimento de refugiados, que daria ao Brasil papel de destaque como “mediador global” de confrontos. “[O Brasil] demonstra ao mundo que os direitos humanos devem respeitados por seu valor, e não em razão de objetivos políticos ou militares”, disse o ex-premiê português, que foi chefe do Alto Comissariado da ONU para refugiados (Acnur). Temer teve também encontros bilaterais com representantes de países de língua portuguesa, como Cabo Verde, Angola e Timor Leste.

Banco de reservas

Dos 81 parlamentares que se candidataram às prefeituras em 2016, venceram 18 deputados, que deixarão a Câmara em dezembro. Foram eleitos 14 prefeitos e quatro vices. Entre os grandes partidos, perderam duas cadeiras o PMDB e o PSDB, passando, respectivamente, de 67 para 65 deputados e de 49 para 47. Já o PSD, que tem 36 representantes, ganhou dois postos. DEM, PSDC, PDT, PSB e PCdoB ganharam uma cadeira cada um. PT, PTB e PP perderam uma vaga. No Senado, só Marcelo Crivella (PRB) venceu as eleições para prefeito no Rio de Janeiro.

Melhor não comentar

Depois de seu indicado perder o governo de Minas Gerais em 2014, Aécio Neves assistiu à derrota de seu pupilo João Leite na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Com a ampla derrota, analistas têm como certo o fortalecimento de Geraldo Alckmin para a corrida ao Planalto pelo PSDB em 2018. Em entrevista nesta segunda, Aécio minimizou: “Essa responsabilidade vai levar no momento certo o PSDB a definir quem será o candidato a empunhar a nossa bandeira. Antecipar esse processo é um desserviço a construir a nossa agenda que vai tirar o país da crise. Nossa prioridade hoje não é a eleição de 2018”.

Mais propina

Segundo o jornal The Guardian e a BBC, a empresa automobilística Rolls-Royce está sendo investigada por pagamento de propina para vencer contratos em 12 diferentes países, inclusive o Brasil. No país, a empresa teria pago propinas de 200.000 dólares à Petrobras para vencer um contrato de 100 milhões de dólares para a instalação de turbinas em plataformas de petróleo. O caso foi revelado por documentos vazados de agências anticorrupção baseadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. A empresa não comentou.

Reintegração de posse

A Justiça do estado do Paraná determinou a reintegração de posse de colégios estaduais ocupados em Cascavel, no Paraná. A medida vale para 31 dos 450 colégios, cinco núcleos de educação e 17 universidades ocupados no estado, segundo o movimento Ocupa Paraná, que organiza as manifestações contra a PEC 241 e contra a reforma do Ensino Médio. Há ocupação em 21 estados pelo mesmo motivo. O MEC estabeleceu um prazo até esta segunda para a desocupação das escolas que servirão de locais de aplicação do Enem em 2016. O exame será no próximo fim de semana e corre risco de adiamento.

Prazo estendido

O MEC concedeu também nesta segunda uma prorrogação de prazo para a renovação de contratos de estudantes no Fies. A nova data é 15 de dezembro, às 23h59. Segundo a estimativa do ministério, ainda faltavam 500.000 contratos dos 1,5 milhão que serão renovados na manhã de hoje, o prazo final dado pelo órgão. Os aditamentos estavam congelados devido à falta de recursos, resgatados após a aprovação, pelo Congresso Nacional, de crédito suplementar para o programa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s