Onda de lama pode chegar a Colatina, no ES, com 1,5 metro

O município deve ser atingido nesta terça-feira, 10, e a projeção da prefeitura tem como base dados da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)

Colatina – A onda de lama com rejeitos de minério da Samarco pode chegar à cidade de Colatina, no Espírito Santo, com altura de até 1,5 metro.

O município deve ser atingido nesta terça-feira, 10, e a projeção da prefeitura tem como base dados da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

O governo do Espírito Santo montou um comitê de emergência para atender as cidades de Linhares, Baixo Guandu, além de Colatina.

O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski (PT), afirmou nesta segunda-feira, 9, que a cidade não deve atravessar problemas de inundação.

A lama, que se desloca pela calha do Rio Doce, atingiu a cidade de Governador Valadares, em Minas, e atingiu pico máximo de dois metros.

“Lá o Rio Doce é mais estreito, aqui a projeção de no máximo 1,5 metro está mantida pela CPRM e não teremos problemas de inundação”, disse Deptulski.

A administração municipal prevê que as barragens ao longo da bacia, que estão sendo esvaziadas para conter a onda, ajudem a diminuir a velocidade e a reter parte da lama.

“Temos ainda mais duas barragens para chegar aqui”, afirmou o prefeito de Colatina. Equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal estão percorrendo o Rio Doce, para alertar a população ribeirinha e pescadores.

Também está prevista a suspensão da captação de água a partir da chegada da onda de lama, até que sejam feitas análises sobre o impacto na qualidade da água.

O abastecimento deve acontecer por meio caminhão-pipa. Outras cidades, como Linhares, também devem ceder água para o município.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s