Pesquisa mostra melhorias em aeroportos das Olimpíadas

Quando consultados sobre o serviço de check-in, a satisfação dos passageiros nos oitos aeroportos avaliados também supera a nota 4

Passageiros estão mais satisfeitos com sete dos oito aeroportos que vão servir aos Jogos Olímpicos Rio 2016, segundo pesquisa divulgada hoje (5) pela Secretaria de Aviação Civil.

O levantamento mostra que o índice de aprovação geral dos terminais de Brasília, Confins (BH), Congonhas (SP), do Galeão (RJ), de Guarulhos (SP), Manaus (AM) e do Santos Dumont (RJ) está acima de 4 (em uma escala de 1 a 5). A exceção foi Salvador, que obteve média 3,66.

Entre os serviços mais bem avaliados, quatro estão ligados à área de segurança: tempo de fila da inspeção, rigor da inspeção, cordialidade dos funcionários da segurança e sensação de proteção e segurança. Nesse último quesito, apenas Guarulhos obteve nota abaixo de 4, totalizando média 3,87.

Quando consultados sobre o serviço de check-in, a satisfação dos passageiros nos oitos aeroportos avaliados também supera a nota 4.

O tempo de fila nos guichês, o autoatendimento para check-in e a eficiência e cordialidade dos funcionários dessa área posicionaram o serviço entre os de melhor desempenho, segundo a pesquisa.

O levantamento destacou ainda que o terminal de Brasília obteve nota 4,62 no critério painéis de informação e 4,11 em qualidade da rede wi-fi. A capital tem também o melhor tempo de fila na inspeção de segurança e é o segundo aeroporto na categoria velocidade de restituição de bagagem.

O Aeroporto Santos Dumont registrou o menor tempo de espera em fila para check-in doméstico: 3 minutos. Congonhas, por sua vez, apresentou o menor tempo de restituição de bagagem doméstica: 15 minutos.

O terminal é o segundo do país na categoria limpeza geral em aeroporto, enquanto o Galeão é o segundo melhor no índice informação nas esteiras de restituição de bagagem.

Manaus, segundo o levantamento, conseguiu nota máxima no quesito qualidade da sala VIP e evoluiu em indicadores como satisfação geral, tempo de fila no check-in e tempo de fila na inspeção de segurança.

“Alcançamos um patamar não conhecido em serviço público brasileiro”, disse o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. “Não temos dúvida nenhuma de que estamos caminhando bem.

Gostaria que todas as áreas do governo pudessem ser avaliadas dessa mesma forma e ter esse mesmo desempenho”, completou.

Ao todo, 48 índices de satisfação são medidos trimestralmente pela secretaria. Para a edição do segundo trimestre de 2015, foram consultados 12.701 passageiros em áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros que concentram 80% da movimentação em todo o país. O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de 5%.

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