PIB: o tamanho do recuo

Às 9h desta terça-feira a divulgação do Produto Interno Bruto pelo IBGE deve confirmar uma retração de 0,6% no último trimestre de 2016. No ano, a economia deve mostrar um recuo de 3,6%, confirmando que

estamos na pior recessão da história do país desde a década de 1930. Será o oitavo trimestre seguido de queda e o segundo ano de recessão — em 2015 a economia encolheu 3,8%. A última vez que isso aconteceu foi nos anos de 1930 e 1931, quando a economia encolheu 2,1% e 3,3%, respectivamente.

Um levantamento da consultoria 4E com 25 países mostra que a economia brasileira deve apresentar o segundo pior desempenho econômico em 2016. Atrás apenas da Venezuela – que teve uma retração de 23% em 2016.

Economistas divergem sobre uma recuperação já no primeiro trimestre ou no segundo trimestre de 2017. Em um ponto, eles concordam: a agropecuária será fundamental para interromper a trajetória de queda do PIB. Economistas estimam que o setor agrícola deve apresentar uma alta de cerca de 12% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses de 2016.

O problema está em outros setores importantes — que experimentaram um crescimento muito grande em anos passados e estão entre os mais afetados pela crise — e que devem continuar sem melhora. No varejo, esse é o caso de bens mais caros como imóveis e automóveis. Esses setores dependem da oferta de crédito, que só deve mostrar uma forte retomada em 2018. A taxa de desemprego ainda alta continua sendo um grande empecilho para a retomada de crédito. Para a consultoria Tendências a taxa chegará a 14% em maio e só a partir de então iniciará uma queda. “

Para o ano de 2017 as projeções para a economia brasileira variam de uma retração de -0,2% até um crescimento 1,3%.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s