PMDB busca nome seguro para relatoria das contas de Dilma

A ideia é que o escolhido estique os prazos para que o julgamento das contas só ocorra em 2016 e que, de preferência, elabore um relatório favorável ao governo

Brasília – O governo busca com a cúpula do PMDB no Senado um nome “seguro” para relatar as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014, que foram rejeitadas na semana passada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A ideia é que o escolhido atue para esticar os prazos de modo que o julgamento das contas só ocorra em 2016 e que, de preferência, elabore um relatório favorável ao governo. Com isso, esfriaria o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Por ora, quatro nomes circulam na Casa como possíveis relatores: Acir Gurgazc (PDT-RO), João Alberto (PMDB-MA), Raimundo de Lira (PMDB-PB) e o da presidente da Comissão Mista do Orçamento, Rose de Freitas (PMDB-ES). Responsável pela indicação, ela poderia avocar para si a relatoria.

Rose já sondou Raimundo de Lira para o cargo. Ele é suplente do ministro do TCU Vital do Rêgo e também seu colega de bancada. A interlocutores, o senador tem dito que ainda não houve um convite oficial e que também não tem decisão formada.

Por sua vez, integrantes da bancada do PT têm defendido a indicação do líder do PDT, senador Acir Gurgazc (PDT-RO), considerado uma pessoa não tão próxima ao governo, mas também que não irá cometer “nenhuma loucura”.

No entanto, a cúpula do PMDB no Senado se ressente de ele ter apoiado o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), falecido neste ano, na disputa contra Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência da Casa no início deste ano.

O nome do senador João Alberto (PMDB-MA), próximo ao ex-presidente José Sarney, também tem sido lembrado para a missão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s