PMDB debate saída do governo em reunião no dia 29

Se confirmado, desembarque do partido da base aliada do governo deve complicar chances de Dilma evitar um impeachment

São Paulo – O PMDB decidirá se permanece ou não no governo da presidente Dilma Rousseff em reunião do diretório nacional marcada para o dia 29 deste mês, informou o partido nesta quinta-feira, depois de a convenção nacional da legenda definir no último fim de semana que a decisão sobre eventual rompimento seria tomada em até 30 dias.

“Estamos convocando o diretório nacional do PMDB para terça-feira, dia 29, deliberar sobre a imediata ruptura do PMDB com o governo”, disse o deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC), que também preside o diretório catarinense do partido.

“Nós estamos antecipando, pedindo para que o diretório delibere imediatamente, que não aguarde os 30 dias. Já temos número suficiente para a convocação do diretório”, afirmou Mariani a jornalistas.

A decisão do partido de antecipar o encontro que pode definir o rompimento com o governo Dilma acontece no mesmo dia em que o peemedebista Mauro Lopes foi empossado como ministro da Aviação Civil, após a convenção do partido proibir filiados ao PMDB de assumirem novos cargos no governo.

A nomeação de Lopes irritou caciques peemedebistas e o vice-presidente Michel Temer, que também é o presidente do PMDB, não compareceu à posse do correligionário.

O ex-ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha, que é próximo a Temer, disse no Twitter que mais de dez deputados do PMDB e vários diretórios estaduais do partido protocolaram nesta quinta representação pedindo a expulsão de Lopes do partido.

Maior sigla da base de apoio de Dilma, o PMDB ocupa atualmente sete ministérios no governo da petista.

Se confirmado, o desembarque do partido da nau governista deve complicar as chances de Dilma evitar um processo de impeachment, cujo pedido de abertura já tramita na Câmara dos Deputados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s