Políticos de 6 partidos pedem no STF afastamento de Cunha

Parlamentares de PSOL, PT, Rede, PSB, PPS e PCdoB entregaram carta aos ministros do STF pedindo o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha

Parlamentares de PSOL, PT, Rede, PSB, PPS e PCdoB assinaram uma carta aberta entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, na qual pedem intervenção da Corte para afastar cautelarmente do cargo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No documento, assinado por mais de 40 deputados, os parlamentares sustentam que a presidência da Câmara “tem sido exercida para benefício privado, autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais”. “Como fiscal da estrutura fundamental dos poderes instituídos e do devido processo legislativo, é indispensável que o Supremo Tribunal Federal resgate a dimensão democrática desta função”, afirmam os deputados no documento.

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira mandados de busca e apreensão em residências de Cunha, incluindo a residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília. Também nesta terça, o Conselho de Ética aprovou, após semanas de adiamentos, o prosseguimento do processo que busca a cassação do mandato de Cunha.

Na representação do PSOL e da Rede ao Conselho de Ética, Cunha é acusado de mentir em depoimento dado neste ano à CPI da Petrobras, quando negou possuir contas bancárias no exterior. Documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontaram a existências de contas em nome do presidente da Câmara e de familiares dele no país europeu.

Além do processo que responderá agora no Conselho de Ética, Cunha é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República ao STF, acusado de receber 5 milhões de dólares em propina do esquema de corrupção na Petrobras. Também responde a inquérito no Supremo devido às contas bancárias na Suíça.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s