Quem são e o que querem os jovens estudantes do Brasil

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 brasileiros com ensino médio completo pretende cursar o nível superior nos próximos anos. Veja mais detalhes no infográfico.

São Paulo — Oito em cada 10 brasileiros com ensino médio completo pretende cursar o nível superior nos próximos três anos.

Apesar disso, 50% desses jovens diz que não tem como pagar uma instituição de ensino particular e depende dos programas sociais do governo federal, como o Fundo de Financiamento Estundatil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

É o que revela um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES). A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas entre 18 a 30 anos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife e Belém.

O levantamento ainda mostra que a maioria (71,9%) destes estudantes concluiu o ensino médio em escolas públicas. Para 62,9% deles, as chances de garantir uma vaga em uma universidade pública são menores do que as dos alunos de escolas particulares.

Segundo a ABMES, os jovens não consideram justo a proposta de reduzir os investimentos em educação para controlar os gastos públicos. Questionados sobre o número de oportunidades, 9 em cada 10 afirma que o governo deveria ampliar o número de vagas do Fies e do ProUni. 

Sobre as 10 carreiras mais desejadas, Medicina (12,7%) aparece em primeiro lugar, seguida por Direito (11,1%) e Engenharia (10,9%).

Veja, no infográfico, mais detalhes de quem são os jovens estudantes do Brasil.

//e.infogr.am/js/embed.js?PDO

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s