Resolução revoga uso do volume morto do Sistema Cantareira

ANA e Daee indicam que não haverá necessidade de utilizar os volumes armazenados até dezembro de 2016

Brasília – Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) publicada hoje (8) no Diário Oficial da União revoga autorização para uso do volume morto no Sistema Cantareira.

Segundo o texto, os órgãos levaram em conta a recuperação dos volumes do sistema no período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, totalizando um armazenamento de 23,4% do volume útil em 29 de fevereiro.

A ANA e o Daee também basearam a decisão em simulações de evolução do armazenamento do Sistema Cantareira até dezembro de 2016 que indicam que não haverá necessidade de utilizar os volumes armazenados nos reservatórios que integram o sistema, situados abaixo dos níveis mínimos operacionais.

Ontem (7), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a Grande São Paulo não enfrenta mais problemas de falta de água.

“Essa questão não tem mais risco, mesmo que haja seca. E teremos a partir do ano que vem uma superestrutura em São Paulo. A região metropolitana estará bem preparada para as mudanças climáticas, teremos mais resiliência”, afirmou.

Segundo o governador, os reservatórios que abastecem a metrópole estão em níveis seguros. Ele destacou que a partir do ano que vem devem ser concluídas as obras para aumentar a oferta de água para a região.

“Nós teremos a chegada do novo sistema, da PPP [Parceria Público-Privada] do [rio] São Lourenço, que é um sistema novo, água nova, 6,4 metros cúbicos por segundo. E talvez, ainda no ano que vem, tenhamos a ligação do Paraíba do Sul com o Cantareira, outro reforço superimportante”, disse.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s