Rio descarta risco à saúde de atletas na Baía e na Lagoa

De acordo com o secretário municipal, o zika vírus é "assunto mais do que superado!" e não oferece risco a atletas e turistas da Olimpíada

Rio — A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Rio descartou neste domingo a hipótese de risco à saúde dos atletas que treinarem e competirem na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas durante a Olimpíada.

“No último ano a cidade não registrou nenhum caso de doença atribuído ao uso das águas para esporte ou lazer”, disse o secretário municipal Daniel Soranz, que afirmou que as águas são monitoradas constantemente.

A subsecretária estadual de saúde, Hellen Myamoto, disse que o monitoramento da baía e da lagoa “é feito de forma diária e passado ao Comitê Rio-2016”. Segunda ela, presente à entrevista do secretário municipal, o comitê recebe “a análise da qualidade da água em tempo real, para que possam ser tomadas decisões de mitigação dos riscos”.

A subsecretária acrescentou que as análises realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde nos últimos dois anos revelam amostras dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas não detalhou qual seria esse padrão.

Soranz disse ainda que o zika vírus é “assunto mais do que superado” e não oferece risco a atletas e turistas da Olimpíada, já que o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (zika, dengue e chikungunya) cai expressivamente no período do inverno.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s