RS decreta situação de emergência coletiva em 26 cidades

O decreto tem validade de seis meses e, a partir de agora, os municípios terão dez dias para apresentar um levantamento dos danos

O governo do Rio Grande do Sul decretou hoje (13) situação de emergência coletiva em 26 dos 57 municípios atingidos por chuva e granizo. Segundo a assessoria de comunicação do estado, o documento lista as cidades mais afetadas de acordo com o levantamento feito pela Defesa Civil.

Outras localidades podem ser incluídas ao longo desta semana.

O decreto tem validade de seis meses e, a partir de agora, os municípios terão  dez dias para apresentar um levantamento dos danos. Com a documentação, o estado pode pedir o reconhecimento de situação de emergência para o governo federal, o que permite o repasse de recursos federais para as localidades atingidas.

Segundo a assessoria do governo, as 26 cidades incluídas no decreto foram: Alegrete, Alvorada, Agudo, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Candiota, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Itaara, Joia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Mata, Miraguaí, Montenegro, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, São Gabriel e Silveira Martins.

No último boletim divulgado, a Defesa Civil do estado informou que o número de desabrigados e desalojados começou a cair, pois as chuvas diminuíram. Mas mesmo com a melhora, a previsão é que amanhã ocorram novas precipitações. As equipes do órgão estão em alerta.

Até o momento 5.473 pessoas encontram-se desalojadas e 3.039 ainda estão em abrigos. As pessoas atingidas somam 49.228 e 9.900 residências foram danificadas. Entre os principais rios e lagos do estado, cinco ainda estão com nível acima do nível de alerta.

A Defesa Civil informou que algumas rodovias estaduais estão bloqueadas. É o caso da RSC 287, quilômetro (km) 228, em Santa Maria. Para chegar até a cidade, a população deve usar a BR 290.

A ERS 511, também em Santa Maria, está liberada na altura do km 07 para o trânsito de veículos leves e caminhões sem carga. A ERS 115 está totalmente bloqueada do km 22 ao km 33, entre Três Coroas e Gramado, devido aos danos causados pelas chuvas.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s