Se voto não fosse obrigatório, brasileiro iria às urnas?

Um estudo da Hello Research mostra que o ex-presidente Lula é citado como o político preferido dos brasileiros

São Paulo – Se o voto não fosse obrigatório no Brasil, você teria saído de casa para votar no primeiro turno das eleições deste ano? Um estudo nacional realizado pela empresa de pesquisas de mercado Hello Research mostra que a resposta para mais da metade da população é não. 

De acordo com o levantamento, que ouviu 1.800 eleitores em todas as regiões do país, 66% dos brasileiros não votariam nas eleições se não fossem obrigados. Em 2014, 55% compartilhavam da mesma opinião. 

A rejeição à política e aos escândalos de corrupção no país, segundo a pesquisa, explica a falta de interesse com as eleições. A Hello Research constatou que 7 em cada 10 brasileiros afirmam não ter simpatia por nenhum partido político – há dois anos eram seis em cada dez.

Apesar de ser a legenda com a maior proporção de simpatizantes em todo o Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi o que mais perdeu apoio em dois anos. Em 2014, 14% diziam ter simpatia pela bancada petista. No entanto, no levantamento atual, o apoio caiu pela metade e somou apenas 7%. 

O resultado das urnas, contudo, mostra um cenário diferente: o PT conquistou apenas 256 prefeituras no primeiro turno e ficou na décima colocação no ranking de prefeitos e vereadores eleitos. Em 2012, o partido venceu em 630 e estava na terceira posição no ranking de partidos. 

“A crise não só prejudicou a imagem do PT e de suas lideranças, como também fez crescer ainda mais a parcela da população que rejeita os políticos e os partidos”, diz o relatório da empresa de pesquisas de mercado. 

Veja mais detalhes sobre o estudo da Hello Research no infográfico abaixo. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s