Serra sugere adiar troca de presidência do Mercosul

O ministro das Relações Exteriores propôs adiar a troca na presidência do Mercosul e que a Venezuela assuma o posto em agosto

Montevidéu – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, propôs nesta terça-feira adiar a troca na presidência do Mercosul e que a Venezuela assuma o posto em agosto, desde que o país demonstre que cumpriu com os compromissos de ingresso no bloco.

Serra se reuniu com o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, em Montevidéu, e ambos trataram do assunto que tem dividido os países-membros. Brasil e Paraguai resistem a passar a presidência do Mercosul para a Venezuela, como prevê o sistema de rotação, devido a crise política e econômica que atravessa o país.

O Uruguai, por sua vez, defende que a transferência da presidência deve ser feita pois é isso que determina a regra.

Em entrevista coletiva em Montevidéu, Serra propôs “aguardar até agosto” para que “se cumpram as exigências (comerciais) prometidas pela Venezuela” quando ingressou no bloco em 2012 que, segundo o ministro, não foram completadas.

Está prevista uma reunião dos chanceleres dos países-membros do Mercosul na segunda-feira em Montevidéu para tratar do assunto e definir a transferência da presidência do Uruguai para a Venezuela, uma troca que, pela regra, deve ocorrer a cada seis meses.

Por ora, está descartada uma reunião de cúpula dos chefes de Estado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s