Só dois partidos não traíram Dilma; veja os votos por sigla

Da antiga base da presidente, apenas dois partidos votaram integralmente contra o impeachment

São Paulo — De todos os partidos da base aliada de Dilma Rousseff, apenas dois votaram integralmente contra o impeachment: o PT e o PC do B. Juntas, as duas legendas garantiram 70 votos em apoio à presidente. O PSOL, que não faz parte da base, também votou contra o impedimento de Dilma. 

No placar final, os opositores levaram a melhor. Foram 367 votos favoráveis ao afastamento de Dilma, 137 contrários, 7 abstenções e 2 faltas. O governo precisava de, pelo menos, outros 26 apoios para conseguir barrar o processo. 

Como a antiga base de Dilma votou?

O PP orientou os votos pelo “sim” ao impeachment. De 45 deputados, apenas sete foram fieis à presidente. Outros três — Beto Salame (PA), Mário Negromonte Jr. (BA) e Caca Leão (BA) — se abstiveram de votar.

O PSD também decidiu pelo sim. Na legenda, Dilma só conseguiu 8 de 37 votos. 

Já no PR, a surpresa foi o voto do próprio presidente da legenda, Alfredo Nascimento (AM). O parlamentar contrariou a decisão do partido e pediu o afastamento de Dilma. Após declarar seu “sim”, Nascimento pediu a renúncia do cargo.

No total, dos 40 deputados do PR, 26 votaram a favor e 10 contra. Vinícius Gurgel (AP), Gorete Pereira (CE) e Sebastião Oliveira (PE) se abstiveram e Clarissa Garotinho não compareceu à sessão por motivos médicos. 

No PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, o governo conquistou o voto dos ministros Marcelo Castro (PI) e Celso Pansera (RJ) e do líder Leonardo Picciani (RJ). No final, 59 dos 67 deputados votaram contra a presidente.

No PROS, que também orientou o voto pelo sim, quatro votaram a favor e dois foram contra a decisão do partido. No PDT, que votou pelo “não”, seis dos 19 parlamentares descumpriram a ordem de sua legenda. 

Abaixo, é possível ver a divisão de votos por partido:

//e.infogr.am/js/embed.js?43h

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s